O ramo de alimentos naturais é um dos que mais crescem mais no mundo. De acordo com a Consultoria Euromonitor Internacional, em 2020 esse ramo atingiu o recorde de R$ 100 bilhões em vendas. Ual. 🙂
É o recorde desde 2006 quando começaram a analisar as vendas de produtos saudáveis. Em relação a 2019, o avanço foi de 3,5%.
Parte desse crescimento é associado à pandemia da Covid-19, que deixou as pessoas mais preocupadas com a saúde e optarem por alimentos saudáveis.
A preocupação com a preservação do meio ambiente, também é mais um motivo que tem levado as pessoas a procurarem alimentos mais naturais e menos prejudiciais a natureza.
Do mesmo modo, esse crescimento do setor vem também acompanhado do aumento da concorrência, que leva a uma necessidade de profissionalização do ramo. Além disso, para acompanhar esse bom momento, os empresários precisam estar preparados para investir e atrair o consumidor interessado.
E a informatização do Ponto de Venda (PDV) é um dos passos que engloba investimento, profissionalização e atração de clientela.
Isso por quê ao automatizar sua loja você irá melhorar o atendimento na frente de caixa, controlar seu estoque, manter o controle financeiro. Resumindo, a informatização do seu negócio irá facilitar a sua vida de empreendedor.
A seguir, daremos algumas dicas de como você pode dar esse passo importante para a sua loja de produtos naturais. Fica com a gente até o final do texto para entender a importância da automação no seu negócio.
Se prepare
Informatizar a rotina de uma loja exige preparação. Pre-pa-ra! Pois além das instalações que serão necessárias, haverá um tempo de adaptação a nova rotina. Por isso, esteja preparado para aprender, treinar e investir também o seu tempo nesse objetivo.
Conheça seu negócio
Qual o principal ponto de problemas? É nele que você tem que focar durante a implementação das novas rotinas. Pode ser desperdício de estoque, filas na frente de caixa ou perdas financeiras recorrentes.
Converse com outros empreendedores
É muito importante trocar experiências e saber como outros negócios passaram por momentos parecidos. Assim você se sentirá mais preparado e confiante. O famoso benchmarking.
Equipamentos
Informatizar um negócio não é apenas comprar equipamentos e instalar. Eles são importantes, mas eles são apenas uma parte desse processo.
Pesquisa
Pesquise sobre os equipamentos, os programas e softwares que irá utilizar. O usuário sempre tem o melhor feedback.
Veja como um investimento
Gasto é diferente de investimento. Pois, investir pressupõem retorno. E esse é um dos objetivos aqui. Melhorar o retorno financeiro através da automatização do ponto de venda.
Capacite sua equipe
Cuidado ao pressupor que todos terão facilidade ou aprenderão sozinhos como utilizar os equipamentos e programas. A melhor estratégia é planejar que todos os colaboradores sejam treinados. Assim você realmente conseguirá usufruir dos benefícios da automação.
Agora, vamos voltar aos equipamentos e listar o que você vai precisar para uma informatização completa da sua loja de produtos naturais.
Internet
Caso você ainda não tenha uma boa rede de internet na sua loja, é importante saber que a informatização também irá integrar o seu negócio, e para isso internet é essencial.
A grande maioria das lojas de produtos naturais vende produtos a granel. Por isso, uma boa balança digital com certeza é essencial para a informatização. Ela garantirá também maior agilidade no atendimento, principalmente se estiver conectada com um sistema de gestão.
Computador
Bons computadores são essenciais para que os programas utilizados funcionem bem. Por isso, novamente, pesquise para que você faça um bom investimento e não um gasto. Os computadores serão muito utilizados após a completa informatização do seu negócio.
Impressoras
É importante ter uma impressora comum em caso de você precisar de algum documento ou mesmo uma emergência de atendimento.
A impressora fiscal, como nós já falamos aqui é uma ferramenta importante e que irá atender a diversas demandas de uma loja.
Atendimento
Você já informatizou seu atendimento? Pensamos muitos em equipamentos e programas, mas a informatização do atendimento, através de redes sociais ou aplicativos de conversa hoje em dia é bem importante, além de ser uma ferramenta de fidelização do cliente. Com ele é possível automatizar e-mails, cadastrar pedidos e contatos e se fazer presente no dia a dia dele.
Deixamos por último o item mais importante na automação de uma loja. Se você nos acompanha aqui, já sabe qual é. Tcharam: o software de gestão. Só ele dará sentindo a todas essas ferramentas que citamos ao longo do texto e garantirá a profissionalização da sua gestão.
Com ele é possível conectar as balanças, as impressoras e todo o atendimento da sua loja, num sistema online e de fácil acesso. Além disso, é uma ferramenta de administração, gerando planilhas, relatórios, controle de estoques, entre outras diversas ferramentas pensadas exclusivamente para sua loja.
Um programa completo como o Gestor Loja, utilizado por comércios de diversos segmentos, atende a todas as necessidades do empreendedor, auxiliando desde o controle do estoque, até a emissão de nota fiscal. Permitindo que você faça o atendimento de forma mais rápida no PDV, controle o estoque, emita NF-e, entre outras diversas ferramentas de gestão do negócio, tornando a administração da sua loja de produtos naturais mais rápida, prática e segura. E aí, o que achou? Demais né?
Com o Gestor Loja você consegue fazer a gestão de loja física e virtual em um só sistema. E o melhor? Totalmente na nuvem. Você acessa relatórios, planilhas e controles de qualquer equipamento e em qualquer lugar.
O Gestor Loja também conta com suporte por telefone, WhatsApp ou e-mail, todos os dias da semana, inclusive sábado, domingo e feriados, das 8h às 22h.
Essas são algumas dicas para auxiliar quem está buscando a melhor forma de administrar e informatizar uma loja de produtos naturais. Mas com certeza muitas deles podem ser aproveitadas por outros ramos de comércio, como restaurante, lojas, padarias e mercados. Lembrando sempre que o mais importante é você conhecer o seu ramo de atuação e o seu cliente. Assim, nós personalizamos o software para a sua loja.
Esquecemos algum tópico que você acha importante? Nos conte como foi a sua experiencia de informatizar o seu negócio nos comentários e compartilhe com alguém que está precisando dessas dicas!
Até a próxima semana! 😉