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Este recurso é indispensável na sua jornada de gestão. Entenda o motivo lendo até o final.

Seguindo o ciclo de conteúdos da área financeira desse mês, hoje vamos falar de Markup ou Mark Up. Já escutou falar sobre esse termo alguma vez? Ele se refere ao índice aplicado sobre o custo de um produto ou serviço para a formação do preço final de venda. Muito importante, não é mesmo?

A decisão de saber precificar corretamente o seu produto ou serviço é essencial para o sucesso e para a sustentabilidade financeira do seu negócio e, ela é influenciada, por diversos aspectos, que vão desde o custo, da sua operação até o cálculo de oferta e procura, além de, é claro, os impostos. Óbvio, que também não podemos esquecer das taxas de cartão de crédito.

E todas essas variantes são importantes não só para cobrar um preço justo e que sustente a sua empresa, mas para saber qual a sua margem de lucro, como trabalhar dentro dela e assim pensar na parte estratégica da venda. Somente desta forma você poderá pensar em promoções, em estratégias de venda como o Cross Selling e em ações específicas de atração sem precisar entrar no negativo.

Alguma vez você já tinha parado para pensar em como tudo isso influência o seu financeiro? Segue aqui com a gente que vamos falar sobre como calcular o Markup e muito mais.

O preço mínimo

Como já destacamos, o Markup é essencial para você saber até onde pode ir com promoções e negociações. Muitos empreendedores acabam esquecendo desse passo importante no momento do pagamento e fazendo negociações que resultarão em prejuízo.

Todos os funcionários precisam conhecer o conceito básico de Markup e saber os preços mínimos que podem ser praticados em uma negociação da sua empresa. Assim, todos podem pensar em estratégias de vendas que não afete de forma prejudicial o lucro do negócio.

Mas como calcular?

Antes de saber o Markup, você precisa saber o custo do seu produto. E existe uma fórmula pronta para isso, que vai te ajudar. Conheça.

O Custo da Mercadoria Vendida (CMV) é feito através da seguinte fórmula:

CMV= CUSTO DE AQUISIÇÃO

– DESCONTOS OBTIDOS

– IMPOSTOS RECUPERÁVEIS

+ IMPOSTOS NÃO RECUPERÁVEIS

+ FRETES

+ SEGUROS

+ OUTRAS DESPESAS INCIDENTES NA AQUISIÇÃO

É preciso lembrar de outros custos que podem incidir sobre a venda, como:

Impostos

Cada produtos tem o seu hall de impostos a pagar na venda. IPI, ICMS, COFINS, Simples e outros. Some todas as alíquotas incidentes sobre a venda do seu produto. Para isso, é importante sempre ter a ajuda de um profissional da área contábil que terá todos os impostos que deverão ser pagos e as alíquotas corretas para a adição.

Comissões

Se os seus funcionários recebem comissão por venda, é preciso calcular esse valor. Não esqueça de incluí-los.

Custos Fixos

Já falamos no texto anterior sobre a Gestão Financeira e da a importância de conhecer seus custos fixos. O custo fixo precisa ser organizado para que seja coberto com o lucro.

Custos variáveis

Apesar de ser mais difícil de prever justamente por variar, é importante tem uma porcentagem destinada para eles. Esse tema também foi abordado no nosso texto sobre Gestão Financeira. Que tal revisitar esse nosso conteúdo?

Lucro

Deixamos o lucro por último, mas não por acaso, saiba o por quê. Apesar de ser o objetivo final, o lucro depende de como você vai gerenciar o todo do seu negócio. E ele precisa ser calculado no valor do seu produto.

Após essas etapas, você finalmente chegará ao título desse texto, o Markup.

Voltamos então ao Markup.

Antes de tudo não se esqueça que o Markup é um índice. Trata-se de um método de precificação com base no custo, que acaba sendo muito utilizado pela praticidade do cálculo na hora da venda. Desta forma, você pode trabalhar com mais de um markup por produto, dependendo do lucro a ser estimado.

Conheça a fórmula Markup

A fórmula do índice markup é [(Preço de venda – Custo unitário) / Custo unitário] x 100.

Agora você entende a importância de todos os passos que falamos até aqui?

Existe uma fórmula, mas que para ser aplicada corretamente você precisar saber diversos outros dados do seu produto e empresa. Mas ainda não chegamos ao preço final do seu produto.

O resultado da sua fórmula Markup vai ajudar a chegar ao seu preço de venda.

Já que PREÇO DE VENDA = MARKUP X CUSTO DE VENDA. Agora sim, temos o seu preço de venda.

Qualquer empresa pode utilizar o índice Markup?

Sim, qualquer empresa e de qualquer porte. Ele é uma forma de facilitar a gestão financeira e garantir que o seu negócio não terá prejuízos com vendas por valores a baixo do mínimo.

E assim, quanto menor a sua empresa, mais você se beneficiará dessa estratégia.

Formação de preço não é só fórmula

Chegamos ao final deste conteúdo lembrando o que falamos lá no início dele. A formação de preço precisa seguir algumas diretrizes para o bem da saúde financeira do seu empreendimento. Mas ela pode variar de acordo com índices não tão específicos, como oferta e procura, localidade, concorrência e outros. O Markup é sim muito importante para que você saiba quanto você gasta e o quanto precisa ganhar, mas é importante ter o olhar estratégico para a concorrência e para outros fatores que podem influenciar na decisão.

E como sempre lembramos aqui, é essencial contar com a experiência e conhecimento técnico de um profissional contábil. Ele irá auxiliar em todos esses índices e cálculos que mostramos aqui, além de garantir a segurança das suas transações e auxiliar no crescimento do seu negócio.

Análise é essencial para a estratégia

Outro ponto já mencionado, mas que sempre vale a pena reforçar, é que para fazer essas diversas análises e principalmente ajudar na automatização dos diversos processo que envolvem um negócio, um Software de Gestão é essencial. Mais do que automatizar e facilitar o seu trabalho como empreendedor, ele é responsável por coletar e claro, organizar diversos tópicos aqui destacados.

O Gestor Loja emite os mais variados relatórios, com opção de personalizar de acordo com as suas necessidades, além de exportar para Excel. Fique com a estratégia do seu negócio e automatize o funcional com a gente!

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