O segmento de vestuário tem muito espaço no mercado de consumo brasileiro, sendo uma ótima oportunidade para pessoas que desejam empreender abrindo um negócio próprio.
Se você é uma delas e deseja saber todo o processo e o que você precisa para abrir uma loja de roupas, confira esse conteúdo que preparamos!
Conheça e defina o público
A primeira coisa que você precisa saber é qual o público ideal para sua ideia de loja de roupas. Assim, é possível que você defina várias informações importantes antes de abrir a loja.
Através do perfil do cliente, você irá determinar quais estilos de vestuário irá vender, como será o nome da marca e sua identidade visual, a melhor forma de se comunicar, além de compreender melhor qual o local ideal para abrir sua loja.
Levante informações, como as listadas abaixo, para entender melhor como seu negócio poderá atingir o público e criar estratégias para gerar interesse e engajamento com sua marca:
- Quais suas marcas preferidas de roupa, acessórios e calçados?
- Qual o tipo de loja mais usado pelo seu público (física ou digital)?
- Quais as maneiras que seu público usa para se informar e em quais redes sociais estão mais presentes?
- Qual o estilo de vida do público? Onde gosta de ir, o que gosta de fazer, com o que trabalha, o que consome em outros segmentos…?
Loja física ou digital?
Além de saber as preferências do seu público sobre o formato da loja, é importante que você também considere em qual modelo gostaria mais de atuar.
Pesquisas mostram que o comércio online de moda cresceu de 16% para 29% em 2020, mas também traz a informação de que lojas físicas ainda representam 74% das vendas de roupas no país. (Fonte: SEBRAE)
Ainda que o modelo de loja física traga alguns benefícios como oferecer uma experiência mais completa onde o cliente prova a roupa e a leva consigo, a opção de loja online é interessante para quem possui um baixo orçamento.
Nessa opção digital, é possível economizar com gastos de aluguel, certos impostos e licenças necessárias para vender fisicamente. O processo para abrir a loja é simplificado e a manutenção muito mais barata.
Crie um planejamento financeiro
Agora que você já sabe qual seu público e escolheu o modelo que deseja abrir sua loja de roupas, é essencial montar um planejamento administrativo e financeiro completo de tudo que você precisará executar.
Para a parte financeira, desenvolva um detalhamento de todos os gastos para o processo de abertura e montagem do espaço de vendas. Levante os custos de operação para os primeiros meses enquanto ela ainda não gerar retorno financeiro positivos.
Pense nos gastos com móveis e equipamentos tecnológicos, estoque inicial, aluguel ou manutenção da loja virtual, salário dos funcionários e seus impostos, gastos fixos com água, luz, internet, máquina de cartão, produtos de limpeza e higiene, entre outros.
Realizar esse planejamento permitirá que não ocorram surpresas no caminho com falta de verba para manter sua loja aberta no início da operação. Pesquisas mostram que os 2 primeiros anos de operação são fundamentais para que seu negócio prospere.
Documentação para abrir uma loja de vestuário
Lembre-se também da parte burocrática conforme o modelo de negócio escolhido. Cumprir a lei é essencial para evitar ter seu negócio interditado ou multado com altos valores. Considerando uma loja física, os processos necessários são basicamente esses:
- Emitir um Contrato Social;
- Criar registro na Junta Comercial;
- Abrir um CNPJ;
- Realizar a Inscrição Estadual;
- Emitir um Alvará de Funcionamento;
- Obter as licenças do corpo de bombeiros e da vigilância sanitária;
- Realizar o registro na Previdência Social;
- Dentre outras documentações a variar conforme a legislação municipal.
Escolha o local ideal para montar sua loja
Conforme falamos na definição de seu público, é importante considerar a localidade ideal para abrir uma loja de roupas que tenha visibilidade e consumidores transitando pela região. Considere a região com maior incidência de seu público-alvo, ou locais onde eles costumam frequentar.
Se a opção for por uma loja virtual, a escolha do local é útil considerando pontos de coleta de transportadoras ou Correios, o que facilita o envio dos pedidos.
Itens para montar uma loja física de roupas
Para uma loja física, existe uma lista básica de itens necessários para oferecer um ambiente agradável e funcional, permitindo que os clientes fiquem mais à vontade e tenham uma boa experiência de compra.
Confira a lista:
- Araras, manequins, cabides e estantes expositoras;
- Área reservada para estoque com estantes e cabideiros;
- Expositor em forma de vitrine;
- Televisão, telefone e computador;
- Vestiários com espelhos, banquetas e ganchos para roupas;
- Sanitários para ambos os sexos ou unissex;
- Decoração funcional e agradável;
- Iluminação de boa qualidade em toda a loja, inclusive nos provadores.
Encontre bons fornecedores
Não adianta ter uma loja perfeita que não ofereça produtos de qualidade. Assim, é importante encontrar fornecedores de boa procedência em relação aos produtos e aos prazos de entrega. Esses dois fatores podem trazer sucesso ou arruinar sua loja.
Considere também seus preços na hora de calcular sua margem de lucro, além de negociar prazos de pagamento vantajosos.
Pense em comprar de fabricantes localizados em cidades que são polos de vestuário no país, isso geralmente garante preços melhores e coleções exclusivas para oferecer aos clientes.
Contrate funcionários qualificados
Os atendentes também fazem parte do sucesso das vendas. Contrate pessoas que possuam experiência no atendimento ao cliente e no segmento de vestuário. Pessoas devem ser simpáticas, zelosas com sua aparência e muito educadas, sabendo respeitar os limites do cliente.
Use um sistema de gestão de loja
Sistemas de gestão permitem que você organize de forma muito mais fácil todos os processos de sua loja de roupas em um único lugar, seja de vendas, estoque, financeiro ou outros.
Para gerenciá-la de forma eficiente e sem complexidade, conheça a plataforma de gestão de lojas do Gestor Loja, uma solução completa tanto para lojas físicas ou virtuais!
Essa ferramenta permite cadastrar produtos, controlar sua área financeira, gerenciar as vendas, acompanhar estoque, emitir relatórios completos, e tudo isso com backup na nuvem para acessar de qualquer lugar! Confira todas as funções do Gestor Loja ou tire suas dúvidas com um atendente!