10 maneiras de anunciar meus produtos na internet

9 de junho de 2022
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Quem possui um pequeno ou médio negócio sabe que os anúncios são parte fundamental do processo de vendas. Afinal, se o seu público não sabe que você tem a solução ideal para ele, como poderá chegar até você?

É por isso que selecionamos 10 maneiras de anunciar seus produtos na internet. E a melhor parte: a maioria delas é gratuita!

Portanto, se você não faz ideia de onde começar, nem tem orçamento para investir, ainda assim há boas opções para faturar mais e crescer.

Vale lembrar que antes de começar a anunciar você pode passar um tempo pesquisando para conhecer mais sobre o seu público e assim descobrir quais plataformas são mais interessantes. Veja as opções a seguir.

1. Loja no Facebook Marketplace

Ainda que o Facebook não seja a rede social mais comentada no momento, ainda é a rede social mais utilizada no mundo. No Brasil, são 116 milhões de usuários, ou seja, provavelmente parte do seu público está lá!

O marketplace do Facebook nada mais é do que uma loja online, na qual você pode cadastrar seus produtos, colocar fotos, caprichar na descrição e vender para pessoas da sua região. A melhor parte é que é muito simples cadastrar e editar itens, sendo possível incluir localização e categorias, para melhorar o alcance e atingir o público local.

O uso do marketplace do Facebook pode, ainda, ser relacionado com outras estratégias dentro do próprio Facebook, como por exemplo, o anúncio em grupos relevantes para o seu público. Portanto, se você possui uma loja de doces, por exemplo, que tal participar de grupos de receitas? Pode ser uma boa maneira de apresentar seus ingredientes para a produção das receitas.

A criação de uma conta profissional no Facebook também te garante maior proximidade com o público, podendo realizar atendimento pelo chat e muito mais.

2. Listas de transmissão no WhatsApp

Muito mais do que apenas um app para troca de mensagens, o WhatsApp faz parte do cotidiano dos brasileiros. São 165 milhões de usuários apenas no Brasil. Independente da faixa etária, gênero, classe social e outros recortes, boa parte dos brasileiros está no WhatsApp.

Há algum tempo a ferramenta disponibiliza a versão comercial, que permite mensagens instantâneas, atendimento automatizado, além da opção de disponibilizar um catálogo com fotos e descrição dos produtos.

Os contatos para a lista de transmissão podem ser selecionados por meio do preenchimento em formulários no seu site, nas redes sociais ou de outras formas. Para atrair clientes, que tal oferecer promoções exclusivas por este canal? Outra maneira interessante de utilizar o WhatsApp para negócios é por meio dos grupos.

3. Perfil comercial no Instagram

Hoje o Instagram é uma verdadeira vitrine de produtos e serviços para os clientes, especialmente para produtos com foco em estilo de vida, beleza e serviços diversos. Aposte em um feed estético, que passe a imagem que deseja comunicar aos clientes. Produza conteúdos relevantes relacionados aos seus produtos, mostre como a sua marca pode resolver as dores dos clientes.

Também é possível segmentar anúncios, para que eles atinjam o seu público alvo. Assim como no Facebook, também é possível criar uma loja online atrelada ao seu perfil. A loja pode ser direcionada para a sua loja no Facebook ou site.

4. Anúncios no Google Ads

Uma ferramenta paga, mas que permite utilizar orçamentos diversos, incluindo os mais acessíveis. Para anunciar, crie uma conta no Google Ads e selecione até 20 palavras-chave que tenham relação com o seu negócio. É possível exibir o anúncio apenas em uma determinada região, para ter mais resultados.

Você pode tanto fazer anúncios que aparecem nas buscas do Google, como anúncios que aparecem em sites visitados pelo público.

5. Mercado Livre, Shopee, OLX e outros

Para quem ainda não possui um e-commerce próprio ou para as pequenas empresas que desejam expandir o nome da marca, apostar em marketplaces conhecidos é uma boa estratégia. Mercado Livre, Shopee, OLX e outras plataformas já bastante conhecidas pode ser uma ótima estratégia para o público conhecer sua marca e seus produtos.

Além disso, em alguns casos o frete é grátis ou mais barato, o que se torna mais atrativo ao público. Lembre-se de conferir as taxas cobradas pelas plataformas e incluir no valor total de venda. Também é possível patrocinar anúncios para seus produtos terem mais destaque nas plataformas.

6. Aprofunde-se no YouTube

O YouTube também pode ser uma ótima forma de divulgar produtos e serviços, especialmente se o seu nicho de atuação gera muitas dúvidas, como por exemplo, produtos ou serviços relacionados à saúde. Por lá é possível publicar vídeos longos e mais explicativos, como palestras, entrevistas, reviews de produtos e tutoriais detalhados.

7. Site próprio

O site próprio é uma maneira de divulgação bastante profissional e que atribui mais credibilidade ao seu negócio. Além disso, evita uma série de problemas, já que você não depende de plataformas de terceiros. Assim, em um momento em que uma rede social fica fora do ar, por exemplo, você não perde vendas.

No site é possível apostar na produção de conteúdo textual por meio de textos no blog, com conteúdos explicativos sobre seus produtos ou materiais que ajudem seu público alvo. No site também é possível ter uma loja online e utilizar estratégias nas redes sociais, Google Ads, entre outras, para atrair seus clientes.

8. E-mail marketing

Aposte na captação de clientes por meio do seu site, formulários ou redes sociais. O modelo newsletter pode ser interessante para produzir conteúdo, mostrar novidades, bastidores e também enviar promoções via e-mail.

9. Contrate influenciadores digitais

Contratar influenciadores digitais é uma ótima opção para conseguir destaque nas redes sociais. Influenciadores são cativantes, sabem vender bem como ninguém, além de fazerem ótimas fotos e vídeos do seu produto. Ao contratar, vale se atentar ao público daquele influencer, afinal, o número de seguidores não é o único dado relevante. Pois de nada adianta anunciar com alguém que não é influente no nicho do seu produto.

Apostar nos influencers menores é uma ótima solução para gastar menos e impactar a nível local e segmentado de acordo com o público da sua marca.

10. Seu produto fotografa bem? Use o Pinterest

Assim como o Instagram, o Pinterest também é uma vitrine para as marcas. Redes sociais com esse foco mais visual são incríveis para produtos que causam desejo a partir da imagem, como vestuário, beleza, itens relacionados ao bem-estar, entre outros. Para usar, basta inserir uma boa imagem do seu produto e usar tags. Ao clicar na imagem, o usuário é direcionado ao seu site ou perfil na rede social.

Viu só quantas maneiras interessantes de anunciar seu produto na internet? Você pode combinar diversas formas para ter resultados ainda melhores.

Quer saber como automatizar os seus processos? Entre em contato conosco e conheça nossa solução.

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