16 termos que preciso conhecer para anunciar no google

23 de junho de 2022
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Anunciar no Google é a chave para conseguir mais tráfego para o site do seu negócio. Contudo, ao fazer uma conta no Google Ads nos deparamos com uma série de termos e siglas, alguns deles em inglês, o que pode dificultar um pouco as coisas.

Termos como CTA, otimização, grupo de anúncios e outros podem confundir. Por isso, selecionamos os mais importantes que você precisa conhecer para anunciar no Google.

Esse post pode ser utilizado como um glossário de termos, que vai te ajudar nos seus primeiros passos no Google Ads. Boa leitura!

Primeiros passos: conheça os termos básicos para anunciar no Google

Ao criar uma conta no Google Ads você irá se deparar com alguns termos relacionados ao perfil e também aos anúncios feitos.

Vamos compreender o que eles significam para dar seus primeiros passos na plataforma:

Conta

A conta no Google Ads pode tanto ser individual, como servir para gerenciar diversas contas, o que é interessante para pessoas que possuem mais de um negócio ou que trabalham com marketing. Dentro da conta é possível criar e gerenciar anúncios, acompanhar o desempenho, ver mais detalhes sobre as ferramentas disponíveis e muito mais.

Campanha

Clicando em campanha você poderá criar anúncios, programar quando será lançado, estipular um valor para investir, além de segmentar incluindo informações geográficas, idiomas, entre outros detalhes. É nesta aba que você encontrará seus grupos de anúncio, segmentação, palavras-chave utilizadas e mais.

Tipos de campanha

O tipo de campanha é a escolha da forma que você deseja que seus anúncios sejam exibidos ao público. É possível encontrar as seguintes opções:

  • Apenas na rede de pesquisa: significa que seu anúncio será exibido apenas quando o público pesquisar por uma determinada palavra-chave utilizada no seu anúncio.
  • Apenas na rede de display: seu anúncio será exibido em formato display em sites, YouTube, blogs e outros. O formato também é conhecido como Google Adsense.
  • Rede de pesquisa com exibição em display: uma combinação das duas opções.

Grupo de anúncios

É o conjunto de palavras-chave que você utiliza em seus anúncios, além dos métodos, tipos de campanha utilizados e objetivos que você tem com os anúncios.

Tipos de anúncios

No Google Ads é possível escolher o tipo de anúncio que deseja veicular. É possível fazer anúncios gráficos, de texto ou de vídeo. Cada formato depende do conjunto de estratégias escolhido para anunciar.

Palavras-chave

Um dos conceitos mais importantes para anunciar no Google, já que a plataforma direciona seus anúncios a partir de palavras-chave. A escolha delas deve ser feita a partir de palavras ou frases curtas que tenham ligação com o seu negócio e que sejam de interesse do público. Você pode acompanhar o volume de buscas de uma determinada palavra-chave no Google Trends e escolher com base nas mais acessadas.

Palavras-chave negativas

É um tipo de palavra-chave que impede a exibição irrelevante dos seus anúncios. Por exemplo, são termos utilizados para quando o usuário faz uma pesquisa irrelevante e assim você poupa seu orçamento no anúncio, já que o Google Ads cobra por cliques.

Termos do Google Ads sobre o custo dos anúncios

O Google Ads é um tipo de anúncio pago, por isso, é importante compreender como funciona para empregar melhor o seu orçamento. Entenda:

Lance automático

Entender como funcionam os lances do Google Ads pode ser um tanto quanto complicado para os iniciantes. É por isso que a ferramenta de lance automático te permite ter menos dor de cabeça, ao menos no início. Ao selecionar a opção, o Google ajusta automaticamente seus lances máximos.

Leilão

Caso você opte por definir seu lance, você informa à plataforma quanto deseja pagar por determinada palavra-chave. Com base nos lances e relevância dos anúncios, o Google exibe ou não as suas campanhas no Google.

O leilão muda a cada nova busca, fazendo com que mesmo quem pagou menos possa ter seus anúncios exibidos. A posição do anúncio também muda de acordo com o leilão.

Orçamento diário

O valor gasto em cada dia de anúncio. É calculado com base em um valor mensal definido pelo anunciante e pode variar a cada dia.

CPM

Custo por mil impressões ou apenas CPM é uma opção que o anunciante paga por mil impressões em seu anúncio. Uma opção interessante para quando o objetivo é aumentar o público da marca, ou seja, das pessoas que conhecem a marca. Interessante para marcas novas. Não necessariamente irá trazer conversões.

Termos sobre as métricas dos anúncios

  • Impressões: número de vezes que o anúncio foi exibido.
  • Classificação do anúncio: a fórmula do algoritmo do Google para a exibição do seu anúncio. Considera o seu lance e relevância do anúncio.
  • CTR: a taxa média de cliques, avalia a conversão dos anúncios e orçamento em cliques.

Mais termos relevantes para anunciar no Google

Página de destino

Local de destino para onde o público é direcionado ao clicar. Por ser o site da sua marca, página de contato ou de um produto específico.

Otimização

Estratégias que envolvem a melhoria do anúncio pensando em sua relevância. Existem técnicas específicas para melhorar o texto, otimizando o título e descrição, além de uma boa pesquisa de palavras-chave. Talvez seja interessante contratar uma equipe especializada para te ajudar neste aspecto.

CTA – Call To Action

Call To Action significa “chamada para a ação”. Desta forma, são frases curtas que direcionam a ação do público, com textos imperativos: confira, descubra, compre e outros. Pode vir no título ou descrição do anúncio.

Índice de qualidade

Mede a relevância do anúncio. O algoritmo do Google sabe escanear e entender se a palavra-chave utilizada tem relação com o anúncio em questão.

Conversão

A ação final, o objetivo do anúncio. Se um cliente clicou no seu link, comprou, preencheu um formulário ou qualquer outra ação que seja o objetivo do anúncio, houve uma conversão.

Remarketing

Exibe anúncios para o público que já visitou o seu site. Portanto, se alguém visitou sua loja online, por exemplo, anúncios do seu site aparecerão em outros sites que ele visitar.

Anunciar no Google é desafiador, mas esse glossário de termos vai te ajudar nos primeiros passos. Quer saber como automatizar os seus processos? Entre em contato conosco e conheça nossa solução.

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