5 passos para fazer uma live shop

25 de julho de 2022
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Cada vez mais as empresas apostam em técnicas para se aproximar de seus clientes de maneira virtual. Isso significa eliminar as barreiras geográficas e de tempo, despertando o interesse principalmente por meio das redes sociais. A live shop é uma das técnicas mais recentes e bastante efetiva, especialmente para o lançamento de produtos.

Continue conosco para entender o que é uma live shop, vantagens e 5 passos para fazer uma. Boa leitura!

Afinal, o que é uma live shop?

A live shop nada mais é do que uma estratégia de vendas de produtos online. Se dá por meio da divulgação e venda dos produtos em formato de transmissão online, podendo ser realizada nas redes sociais de uma marca ou em sua própria plataforma de e-commerce.

O formato de transmissão é bem simples, o apresentador da live (ou apresentadores) mostram os produtos, respondem dúvidas dos clientes, além de conduzirem o processo de compra. O objetivo é alavancar as vendas, ou seja, a live terá bons resultados se houverem vendas durante o período de transmissão.

Muito mais do que uma live comum

Lives nas redes sociais podem ter finalidades muito distintas. Para as marcas, elas podem ter o objetivo de estreitar laços com os clientes, mostrar um novo produto, tirar dúvidas, construir a autoridade da marca e muito mais. Contudo, a live shop tem um único objetivo: alavancar as vendas.

São efetivas durante o lançamento de um produto especialmente por promover a antecipação do mesmo, aproximar os clientes e poder tirar dúvidas dos mesmos já durante a live. Para isso, o teor da live é outro, é muito mais do que apenas mostrar um produto. O cliente deve ser estimulado a conhecer as vantagens do produto, deve ter suas dúvidas solucionadas instantaneamente e ser conduzido de forma simplificada para a compra.

Em outras palavras, uma live shop deve ser persuasiva. Quem apresenta a live deverá ser alguém com amplo conhecimento em vendas, além de ser informado previamente sobre o produto, com riqueza de detalhes. Durante a live, a apresentação deve ser conduzida de forma a mostrar os benefícios deste produto e solucionar qualquer dúvida que surgir.

Quais as vantagens de uma live shop?

O processo de compras online costuma ser uma jornada bem longa. É preciso que o cliente conheça o produto, se identifique e tenha seu problema resolvido pelo mesmo. Acontece que muitos ruídos podem acontecer neste processo, como por exemplo, a decisão de compra que pode ser afetada por falta de esclarecidos nítidos sobre o produto.

Hoje, os clientes precisam de simplicidade no processo de compra, a rapidez dos dias atuais faz com que os consumidores não queiram ler um manual de instruções e longas descrições para ter sua dúvida sanada. É exatamente por isso que a live shop é uma estratégia interessante. O produto é apresentado de forma visual e demonstrativa e as dúvidas solucionadas de forma descontraída, em uma conversa.

Conheça os benefícios:

Proximidade e interação com os clientes

Ainda que as vendas online tenham aumentado muito nos últimos anos, muitos consumidores ainda precisam de uma certa proximidade para tomar a decisão de compra. A live torna esse processo mais real e personalizado. O cliente tem suas dúvidas solucionadas de forma instantânea, como se estivesse em uma loja presencial.

O cliente também pode visualizar melhor o produto, seus benefícios, como funciona, além de ter acesso à promoções e formas de pagamento facilitadas. Com todas essas informações, o cliente se sente mais instigado a comprar.

Aumento do faturamento pelo e-commerce

Muitos clientes deixam de comprar pelo processo de compra não ser intuitivo o suficiente. Procurar pelo site da marca, pesquisar o produto e informar dados manualmente leva muito tempo. Na live, o link para compra fica disponível no campo dos comentários, facilitando este processo. O cliente clica e é automaticamente direcionado para o produto, aumentando os índices de venda.

Lançamentos de sucesso

Vai lançar um novo produto? A live shop é a oportunidade perfeita para mostrar com riqueza de detalhes e criar desejo sobre o produto. Além disso, vale oferecer descontos e exclusividade para os primeiros a comprarem pela live.

5 passos para fazer um live shop de sucesso

Agora que você já conhece o que é uma live shop e as vantagens para o seu negócio, separamos 5 passos para você criar a sua. Confira!

1. Antecipação

Importante especialmente para lançamentos. É quando a marca cria expectativas sobre o produto que irá lançar, oferecendo pistas sobre esse lançamento. É possível apresentar problemas que são resolvidos pelo produto, criar curiosidades sobre o design do produto, além de criar expectativa sobre o próprio momento do lançamento, como por exemplo, oferecendo um bom desconto para quem estiver na live.

2. Escolha a plataforma

A escolha da plataforma deve ser feita de acordo com a atuação da marca nas redes sociais ou no seu próprio site. Sua marca já possui um bom engajamento no Instagram? Aposte em um live por lá ou direcione o link do seu site para o Instagram.

3. Defina data e horário

Data e horário também são importantes para a participação do seu público. Considere horários estratégicos, como após o horário comercial, em que boa parte das pessoas costuma utilizar as redes sociais para o entretenimento.

4. Alinhe a live com o planejamento de marketing e vendas

Há diversas maneiras de conquistar bons resultados com uma live shop, mas é preciso alinhar com o planejamento de marketing e vendas. É possível, por exemplo, convidar um influenciador do seu nicho para a apresentação e conquistar ainda mais engajamento do público.

Lembrando que a live shop deve estar em conjunto com as demais estratégias, seguir o posicionamento da marca, expressando o que a marca acredita e defende. Além disso, ao conhecer o seu público também é possível determinar se a live shop é uma boa estratégia para a marca e quando é o melhor momento para fazê-la.

5. Faça testes

Por fim, é importante que tudo funcione no momento da live. Ela deve ser programada no calendário da empresa com uma certa antecedência. É preciso definir um cenário (ou entrar de acordo com o influenciador responsável), testar a qualidade do equipamento, como a câmera, conexão com a internet e áudio, entre outros detalhes.

Outro fator importante é testar os links que serão utilizados. É importante que eles direcionem o cliente para a compra sem bugs e outros problemas. Portanto, teste antes de colocar a live em prática.

Com essa leitura sua marca está pronta para dar os primeiros passos para fazer uma live shop. Quer saber como automatizar a gestão do seu e-commerce e ter mais tempo para estudar estratégias de venda? Entre em contato conosco e conheça nossa solução.

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