O que é precificação? Aprenda como fazer

23 de janeiro de 2023
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Precificar corretamente é um dos maiores desafios para os empreendedores. Afinal, para o negócio crescer e prosperar, é preciso ter uma margem de lucro adequada, caso contrário, pode ocorrer uma série de prejuízos financeiros. Por isso, entender o que é precificação e aprender a fazer corretamente é um pilar para as vendas darem certo.

Por mais que seja um processo complexo, ele pode ser menos complexo quando você entende o que é a essência da precificação. Por isso, não se preocupe! Nesse artigo vamos explicar o que é esse processo, além de mostrar como fazer.

Boa leitura!

O que é precificação?

A precificação é o processo de definição do valor de um produto. Contudo, mais do que apenas colocar uma etiqueta com um preço que você acredita ser adequado, é preciso fazer alguns cálculos para chegar ao preço ideal.

Assim, um dos principais objetivos da precificação é garantir que os preços tragam retorno positivo ao negócio. Por isso, um dos primeiros entendimentos que se deve ter é que lucro e faturamento são conceitos distintos. Enquanto o faturamento é o valor total das vendas, o lucro diz respeito ao retorno que o negócio oferece.

Dessa forma, apenas ter um alto faturamento não é um indicativo de que os negócios vão bem. Se o faturamento é alto, mas os custos para a manutenção do negócio também são altos, o caixa da empresa tende a ficar prejudicado. É por isso que é importante compreender os cálculos por trás da precificação.

Além disso, a precificação também considera outros detalhes, como o preço praticado pela concorrência. Embora o preço não seja o único fator que leva à compra, ele influencia na decisão. É por isso que um processo de precificação feito corretamente também considera os preços praticados pelo mercado para chegar ao resultado final.

Por fim, a precificação também inclui o contínuo monitoramento das oscilações do mercado. A junção de todos esses detalhes resulta em um preço final mais equilibrado e adequado aos seus produtos.

Por que é tão importante precificar corretamente?

Precificar corretamente é fundamental para manter seu negócio em crescimento e garantir uma boa margem de lucro. Além disso, o preço adequado te ajuda a se posicionar competitivamente no mercado. Já que um produto com valor muito alto pode prejudicar as vendas e um produto muito barato causa desequilíbrio no fluxo de caixa.

É por isso que o processo de precificação garante os seguintes benefícios para a sua empresa:

  • Reduz o risco de prejuízos: o preço é estabelecido de acordo com cálculos bem embasados e análises;
  • Visão ampliada sobre os gastos: a empresa pode ver onde está gastando e ter estratégias para a adequação do orçamento;
  • Mais vendas: com a precificação correta a empresa se posiciona competitivamente, na mesma faixa de preço dos concorrentes;
  • Mais planejamento financeiro: a precificação correta permite fazer previsões mais assertivas sobre a lucratividade e saúde financeira da empresa;
  • Controle financeiro: é possível controlar melhor os custos da empresa, baseando-se em dados reais.

Portanto, precificar corretamente garante mais lucratividade, permitindo mais controle sobre as finanças, além de proporcionar melhores condições para o planejamento financeiro. Vale lembrar que o financeiro equilibrado é um importante indicador de sucesso!

Como precificar um produto corretamente?

Há diferentes métodos para a precificação. Os principais deles são três: margem sobre o custo, Markup e margem de contribuição. Entenda mais sobre eles:

Margem sobre o custo

A margem sobre o custo é calculada a partir da adição da margem de lucro desejável em cima do custo de produção final de um produto. É um método bastante simples e fácil de aplicar, pois considera apenas os custos relacionados ao produto.

Contudo, também é preciso abater as despesas em cima do lucro com as vendas, para chegar ao valor real do lucro (lucro líquido).

A fórmula utilizada é bastante simples:

Valor do produto + lucro da empresa em número = preço final do produto

Portanto, se você deseja lucrar 50% em um determinado produto, o qual tem o custo de produção de R$100, o lucro informado deverá ser de R$50. Portanto, o preço final de venda é de R$150.

Markup

Já o Markup é um método de precificação que se baseia no custo total da produção ou aquisição do produto. Assim, além dos custos do produto, são consideradas todas as despesas fixas e variáveis da empresa, além da margem de lucro desejável e o custo total da produção.

A fórmula utilizada pelo método é:

100/ [100-(despesas variáveis + despesas fixas + margem de lucro)]

Assim, se o custo de produção de um determinado produto é de R$ 200, o cálculo do preço com Markup deve ser feito da seguinte maneira:

Custo de produção (CP)= R$ 200

Despesas fixas (DF)=15% sobre a venda

Despesas variáveis (DV)=12% sobre a venda

Margem de lucro (ML)= 18%

Por fim, basta, multiplicar o valor do Markup pelo custo de produção do produto (200 x 1,82). Assim, o preço final de venda é de R $364.

Você pode conferir mais detalhes sobre o Markup em nosso post sobre o assunto.

Margem de contribuição

Por fim, também é possível calcular o preço do produto a partir do lucro bruto desejado. Dessa forma, o valor das despesas ainda será deduzido para alcançar o lucro líquido.

A fórmula utilizada é a seguinte:

Margem de contribuição = valor das vendas – (custos variáveis + despesas variáveis)

Também é possível calcular a partir do percentual com a seguinte fórmula:

Margem de contribuição (%) = (valor de venda – custos e despesas variáveis/valor de venda)

Conhecer custos e despesas é fundamental

Há diferentes métodos de precificação, mas independente da sua escolha, é importante conhecer os custos e despesas do seu negócio, estejam eles envolvidos no valor de produção do produto ou nas despesas para a manutenção da empresa.

Assim, é preciso conhecer valores como preço da matéria-prima, folha de pagamento, custos com armazenamento e distribuição, aluguel, entre outros. Com todos esses valores no papel, fica muito mais tranquilo chegar ao valor final dos seus produtos, para que suas atividades sejam lucrativas e seu negócio siga em crescimento.

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