Como fazer uma análise de rentabilidade para o seu negócio

8 de março de 2023
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De acordo com dados do Sebrae, as empresas apresentam altos índices de falência nos cinco primeiros anos de atividade. No geral, apenas 29% dos negócios se mantêm sustentáveis após os primeiros cinco anos. Entre as empresas de pequeno porte, o número chega a 17%. Por isso, é fundamental saber como fazer uma análise de rentabilidade para o seu negócio.

Essa análise permite observar se o seu negócio é viável ou não, mesmo antes de iniciá-lo. Com esses cálculos é possível observar se a empresa tem viabilidade financeira e quais são as chances de acumulação de dívidas.

Já para as empresas que estão em atividade, fazer uma análise de rentabilidade para o negócio é relevante para gestores, sócios e investidores, já que permite descobrir o retorno de seus investimentos na organização ou mesmo antes de investir em novos projetos.

Quer entender mais sobre a importância da análise da rentabilidade e como fazer esses cálculos? Continue a leitura e descubra!

O que é uma análise de rentabilidade?

A rentabilidade é definida como o nível de resultados financeiros que um negócio alcançou após um determinado investimento ser injetado em suas operações. Dessa forma, nas empresas, a análise de rentabilidade é um indicador financeiro, que ajuda a compreender a saúde financeira do negócio naquele momento.

Dessa forma, a análise de rentabilidade revela se os resultados dos investimentos foram vantajosos, mostram o percentual de lucro e servem para que os gestores possam avaliar se a empresa tem tido bons resultados financeiros. A análise de rentabilidade também serve para estimar as chances de lucro da empresa e prever possíveis retornos nos próximos meses.

Assim, também é possível mensurar a possibilidade de lucro de acionistas que investiram na empresa, o que é útil, por exemplo, para encontrar novos investidores.

Rentabilidade é diferente de lucratividade

Tanto os indicadores de rentabilidade quanto os de lucratividade são importantes para as empresas, mas por mais similares que sejam, possuem algumas diferenças que devem ser compreendidas. Entenda:

  • Lucratividade: é o valor alcançado com as vendas, subtraindo as despesas do mesmo período. Por isso, para conhecer a lucratividade, a empresa deve conhecer seus custos operacionais, além de conhecer os valores que entram no caixa;
  • Rentabilidade: já a rentabilidade é uma análise que examina se os investimentos realizados geraram o retorno esperado. Assim, o objetivo do cálculo é descobrir o retorno por trás dos investimentos. Ou então, avaliar se um negócio é financeiramente viável.

Por que conhecer a rentabilidade é importante?

Conhecer a rentabilidade é fundamental para saber como uma empresa tem controlado seus ganhos e gastos, qual é a eficiência da empresa e, claro, obter um panorama geral sobre os caminhos futuros dos negócios, se estão promissores ou não.

Dessa forma, conheça os benefícios em calcular a rentabilidade de negócios:

  • Tomar decisões assertivas e bem embasadas no cenário atual da empresa;
  • Influenciar a decisão de possíveis investidores;
  • Mais conhecimento sobre o desempenho financeiro da empresa em um determinado período;
  • Conhecer a margem de lucro da empresa;
  • Analisar os caminhos da empresa, se as estratégias atuais são adequadas ou se é preciso reestruturar processos.

Por isso, ter esses números em mãos significa ter mais controle e organização em todas as áreas do negócio. Com isso, é possível traçar novas estratégias, distribuir melhor o orçamento para cada departamento, além de ponderar quando novos investimentos são realmente vantajosos para cada segmento da empresa.

Como fazer uma análise de rentabilidade?

A análise de rentabilidade é calculada a partir da divisão do lucro em um certo período de atividades pelo valor do investimento aplicado. Feito esse cálculo, há quatro índices que a empresa pode considerar para a sua análise. Conheça mais sobre eles:

1. Índice de margem

Esse indicador serve para revelar o lucro do negócio com as vendas de um determinado produto ou serviço. Ele também é subdividido entre margem operacional e líquida. Entenda:

Margem operacional

É o lucro por cada unidade de produto ou serviço comercializado, deixando de lado gastos, despesas e obrigações fiscais. O cálculo é feito pela divisão do lucro operacional pelo número de unidades de produtos ou serviços vendidos.

Margem líquida

Já a margem líquida inclui as despesas que são descartadas no cálculo anterior. Aqui, o importante é avaliar quanto o negócio é rentável, considerando os custos para a sua manutenção no mesmo período.

2. Índice de ativos

No índice de ativos, a rentabilidade é calculada em cima dos ativos, ou seja, o retorno atingido por meio do capital injetado na empresa. Para calcular, utilize a fórmula: lucro líquido x 100/valor do ativo.

Dessa forma, se uma empresa teve o investimento de R$500 mil e seu lucro líquido foi de R$250 mil, ao aplicar a fórmula, podemos observar que 50% do seu investimento já retornou.

3. Retorno sobre capital

Nesse cálculo é possível observar se o negócio é atrativo para novos investidores, ou seja, se está sendo lucrativa. Esse cálculo tem a finalidade de descobrir também o nível de sustentabilidade da empresa. Em outras palavras, ele revela se a empresa é capaz de gerar caixa no momento ou se precisa tirar dinheiro do caixa para manter suas atividades em funcionamento.

O cálculo é simples. Para chegar ao resultado, é feita a divisão do lucro líquido pelo patrimônio líquido. O resultado é o retorno sobre os seus investimentos.

4. Prazo de retorno

Por fim, temos o prazo de retorno que também é conhecido como payback. Assim, essa análise indica em quanto tempo o capital injetado no negócio terá um retorno. Dessa forma, o cálculo se dá pela divisão do capital investido por um determinado período. Veja o exemplo:

Vamos supor que uma empresa investiu R$300 mil e teve um lucro de R$30 mil em um mês. O cálculo é: 300.000 / 30.000 = 10. Dessa forma, se a empresa manter o mesmo ritmo de lucro, seu investimento retornará em 10 meses. Portanto, essa análise serve para prever o retorno futuro do capital investido.

Como vimos, há diversas maneiras e fórmulas diferentes para calcular a rentabilidade de uma empresa. Portanto, tudo depende do objetivo do seu negócio nesse momento e o que se deseja avaliar.

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