As principais tendências de software para lojas que você precisa saber

27 de fevereiro de 2023
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Os processos de vendas estão cada vez mais tecnológicos, com o avanço de softwares e outras ferramentas. Muito mais do que crescimento nas vendas digitais, o fato é que esses avanços também trazem ganhos para as lojas físicas. Por isso, é preciso estar por dentro das principais tendências de software para lojas físicas.

Por mais que o comércio online continue em ascensão, é preciso lembrar que no cenário pós-pandemia os consumidores desejam ter experiências presenciais. Portanto, cabe aos varejistas otimizar esse encontro, especialmente com o uso da tecnologia.

Mercado de varejo no Brasil e o avanço da tecnologia

Um relatório divulgado pela Ayden aponta que o brasileiro está receptivo quanto às novas tecnologias, mas que não abre mão da experiência nas lojas físicas. O relatório mostrou que 83% dos entrevistados usam mais aplicativos para comprar agora do que antes da pandemia. Por outro lado, 72% deles afirmam que a loja física é importante para se relacionar com a marca, ainda que façam compras online.

Dessa forma, podemos perceber que mesmo com o inegável crescimento das vendas online, as lojas físicas continuam sendo relevantes para a experiência de compra dos clientes. Portanto, cabe a transformação desses espaços, incluindo o uso de softwares.

A seguir, confira as 10 principais tendências de softwares para lojas físicas.

1. Integração de loja física e loja virtual

Empresas do varejo que possuem loja física e virtual já devem conhecer a importância em integrar os dois ambientes. Afinal, cada vez mais os clientes desejam ter experiências como comprar online e poder retirar na loja no mesmo dia, economizando tempo e também no frete.

Por outro lado, os softwares de integração também são fundamentais para a gestão, visto que fornecem uma série de dados relevantes, como gráficos de desempenho, produtos mais vendidos, números do estoque, entre outras informações relevantes.

O Gestor Loja é um dos softwares que fazem essa integração. Acesse nosso site e saiba mais sobre ele!

2. Pick up in store

Pick up in store ou “retirada na loja” é um método de compra que permite a integração de loja física e virtual de maneira bem simples. Como já dito no tópico anterior, se trata de quando o cliente compra pelo site, mas consegue retirar na loja.

Softwares de integração entre a loja física e digital, além de softwares para agilizar a gestão logística da loja física permitem aplicar o pick up in store.

3. Softwares para pagamento sem caixa

Essa tecnologia ainda deverá levar algum tempo até ser completamente aplicável no contexto brasileiro. Contudo, a Amazon e alguns supermercados já utilizam softwares que tornam possível ter lojas físicas sem caixa.

Conhecida também como “Just walk around”, a tecnologia permite que o cliente apenas entre e pegue o que desejar. No caso de algumas lojas que já usam esse método, basta baixar um aplicativo. Ao entrar na loja, quando o cliente pega os itens desejados, eles vão para uma espécie de carrinho virtual. Depois, ao passar pela porta, os itens são automaticamente vendidos pelo app, o qual já conta com o cartão do cliente cadastrado.

Dessa forma, todos os dados sobre valores gastos, histórico de compras e mais informações podem ser acessados pelo app. Já as empresas podem contar com todo controle por meio de um sistema.

4. Automação de serviços

A automação é uma das grandes tendências já há alguns anos. Por meio dela é possível que o cliente realize seu autoatendimento, como por exemplo, por meio de caixas eletrônicos em lojas de departamento ou supermercados. Essa já é uma realidade para gigantes do varejo, mas que promete chegar também aos pequenos e médios empreendedores.

O próprio atendimento dentro das lojas deve ser mais automático nos próximos anos. A integração entre os diversos canais e a loja física permite que o cliente encontre o que precisa sem muita ajuda.

5. Hiperconveniência

Uma das grandes vantagens das lojas online é a hiperconveniência, já que o espaço funciona 24h por dia, em todos os dias da semana. Os hábitos de consumo estão cada vez mais acelerados e, com isso, uma demanda por estar disponível por mais tempo.

Portanto, máquinas de venda que operam com o auxílio de softwares e estendem o horário de funcionamento das lojas físicas estão entre as tendências. Assim como a compra online com retirada imediata no local.

6. Tecnologias de pagamento

Os consumidores têm buscado métodos mais práticos para pagar. Muito além de aceitar PIX, que já é amplamente utilizado pelas lojas de varejo, outros métodos devem ser integrados. É o caso dos pagamentos por QR code e por meio de carteiras digitais. O sistema das lojas físicas deve estar preparado para expandir os meios de pagamento.

7. Omnichanel

O Ominichanel é uma tendência presente há alguns anos no varejo. Trata-se da integração de todos os canais da empresa em um só. Assim, um cliente pode visitar a loja física e, se não encontrar o que procura, pode comprar pelo app e receber em casa depois.

8. Realidade virtual

Há algum tempo a realidade virtual aparece como uma tendência para o varejo. Desde provadores virtuais, até o metaverso. Mais recentemente, a realidade virtual também passou a fazer parte das vendas que acontecem presencialmente.

Um bom exemplo é a compra de um móvel. Na loja, o cliente pode observar como um determinado móvel ficaria em sua casa. Além disso, também é possível experimentar por meio de provadores virtuais, caso não tenha o número desejado na loja física no momento.

9. Inteligência artificial

Já a inteligência artificial (IA) diz respeito à capacidade das máquinas realizarem tarefas humanas. Em lojas físicas, máquinas podem atender clientes e até mesmo direcionar o produto ideal, com base em uma conversa prévia com o cliente. Além disso, a IA também é capaz de otimizar o estoque e melhorar a logística das empresas do varejo.

10. Compras autônomas

Por fim, as compras autônomas também podem ser realizadas por meio de um software específico. Na maioria dos casos, há totens para o autoatendimento e funcionários para auxiliar no processo.

Há uma série de softwares e tecnologias para as lojas físicas que provam que o presencial pode ser mais tecnológico e continuar fazendo parte do cotidiano dos brasileiros.

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