7 estratégia para usar as redes sociais e vender mais

31 de outubro de 2022
0 Comentários

Não é novidade para nenhuma marca que ter uma presença marcante e constante nas redes sociais é uma das principais estratégias de marketing online. Mas você já sabe como usar as redes sociais para vender mais?

Seja para divulgar um novo produto, fidelizar clientes ou mesmo conquistar novos clientes, usar as redes sociais de forma mais estratégica pode ser o que está faltando para sua empresa se posicionar melhor perante a concorrência.

Não sabe por onde começar? Calma que nós vamos trazer 7 estratégias para vender mais pelas redes sociais.

Boa leitura!

1. Defina seu público-alvo

Como comunicar sem saber com quem está falando? Saber quem é seu público é fundamental para saber em quais redes sociais estar presente, qual linguagem usar nas postagens, quais formatos de postagem usar e pode até mesmo trazer uma mudança na sua identidade visual, se for o caso.

Para definir o seu público, colete informações básicas sobre ele como:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Classe social;
  • Escolaridade.

Vale ainda segmentar ainda mais o seu público, pensando em quais são os problemas comuns, demandas, hábitos de consumo e outros detalhes que podem te ajudar saber como se comunicar pelas redes sociais.

2. Saiba quais redes sociais usar

Feito isso, você já poderá entender melhor o comportamento do seu público e com isso definir quais as melhores redes sociais para estar presente. Vale lembrar que não há uma rede social mais interessante do que outra e você não precisa estar em todas elas. Tudo isso vai depender de onde o seu público está.

Normalmente, as marcas do varejo estão mais presentes em redes sociais como o Instagram e o Facebook, que também possibilitam a criação de lojas dentro das próprias redes sociais.

No entanto, há diversas opções como o TikTok, ideal para marcas com público mais jovem ou Pinterest para marcas que têm um grande apelo estético. Também é possível investir no YouTube para conteúdos mais informativos, no Twitter e outros canais que forem interessantes para a sua marca.

3. Crie uma identidade visual

Pode ser que nesse momento você tenha percebido que a sua identidade visual precisa mudar para se adequar ao seu público, mas pode ser que você já tenha uma. Em todo caso, a identidade visual será a maneira pela qual você comunicará aos seus clientes quem é a sua empresa.

Ou seja, seus clientes passam a reconhecer quem é a sua empresa apenas ao observar um determinado tipo de imagem, uma certa paleta de cores, fonte e outros detalhes. Para ir além, aposte em estratégias de branding, que afirmam a “personalidade” da sua marca a partir do tom de voz que é utilizado, tipo de conteúdo e tudo que faz parte do universo da sua marca.

Parece algo simples, mas essa é uma estratégia que torna a sua marca reconhecível para seus clientes. Dessa forma, toda vez que você fizer uma postagem, os seguidores já saberão que é a sua marca, seja pelas cores, pelo tom de voz ou outros detalhes da personalidade da marca.

4. Tenha um planejamento com datas definidas

Feitos esses três primeiros passos, chegou a hora de começar a planejar sua comunicação. Para que ela seja feita de forma organizada, é preciso que a marca tenha um planejamento com datas definidas e um banco de ideias de conteúdo.

Com esse planejamento será possível:

  • Anotar todas as ideias para que sempre tenham temas para postagens;
  • Conhecer datas importantes para seu nicho e se preparar para elas;
  • Definir datas para cada etapa da produção;
  • Estabelecer em quais redes sociais serão feitas cada uma das postagens.

Além disso, no planejamento é possível inserir qualquer outra informação relevante, como a necessidade de captação de imagens, edição e outros detalhes, para que não aconteçam atrasos. Assim, a organização garante uma comunicação efetiva, que é feita dentro do prazo, minimiza a chance de erros e tudo isso reflete na qualidade do seu conteúdo.

5. Atenção à qualidade dos conteúdos

Muito mais do que manter frequência nas postagens, é preciso que seus conteúdos tenham qualidade. O conceito de qualidade é algo bastante variável e vai depender de qual objetivo você deseja atingir com esses conteúdos.

Afinal, o conteúdo pode ter funções diversas. Um conteúdo de engajamento, por exemplo, é aquele no qual o objetivo são curtidas, comentários e compartilhamentos, estabelecendo uma relação de proximidade. São postagens mais informativas, enquetes e outros tipos.

Já o conteúdo de display é aquele que busca mostrar ao seu público um detalhe do seu produto, como usar, feedbacks de clientes, cases de sucesso e benefícios do cliente ao comprar.

E há também conteúdos focados nas vendas diretas. Esses conteúdos precisam ter uma CTA (call to action ou “chamada para ação”, em português). Ou seja, você pode apresentar um problema e em seguida mostrar que o seu produto é a solução. Ou então, um conteúdo que estimula fortemente a compra.

6. Invista em anúncios pagos

As redes sociais são vantajosas para as marcas especialmente por serem ferramentas de marketing acessíveis. Contudo, em muitos casos, vale a pena investir em mídia paga. As redes sociais permitem que você segmente seus anúncios para um público ideal, evitando que as publicações sejam entregues para quem não tem a intenção de comprar com você.

Afinal, nem sempre um alto engajamento é sinal de boas vendas. Por isso, se você está com esse problema, tente investir nos anúncios pagos. Eles são interessantes especialmente para as postagens de vendas diretas, que contém uma chamada para ação.

Assim, você pode aumentar o número de seguidores interessados nos seus produtos, visitas no seu site e tudo isso colabora para aumentar as suas vendas.

7. Integre as redes sociais com seu e-commerce

Por fim, para a sua CTA ser realmente efetiva, é preciso que você integre as suas redes sociais com o seu e-commerce. Ou seja, mantenha seus links sempre atualizados, com passos simples e intuitivos para que o cliente seja automaticamente direcionado para a compra.

No Instagram, por exemplo, é possível marcar produtos nas fotos e direcionar o cliente diretamente para a sua loja. No Pinterest, use imagens e vídeos, que ao clicar, o cliente é redirecionado para a compra.

Quer saber mais sobre a integração e gestão 100% da sua loja online e física? Entre em contato com o Gestor Loja e teste nosso sistema gratuitamente.

Compartilhe com os amigos