8 práticas para melhorar o controle de seu estoque

1 de agosto de 2022
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Um bom controle de estoque é um dos principais fatores que levam negócios ao sucesso. Fundamental tanto em grandes como nos pequenos negócios, o controle proporciona analisar com clareza a margem de lucros, além de minimizar as perdas. Hoje veremos 8 práticas para melhorar o controle do seu estoque. Boa leitura!

Por que é importante controlar o estoque?

Antes de entendermos como melhorar o controle do estoque, é fundamental entender a importância disso. Em poucas palavras, podemos dizer que o controle existe para evitar que a sua empresa perca dinheiro, seja por danos no estoque, falta de controle ou por não explorar o armazenamento de forma correta e com isso deixar de fazer vendas.

Mesmo os pequenos negócios têm muito a ganhar. É comum que os pequenos empreendedores queiram saber tudo “de cabeça” ou utilizar métodos pouco efetivos, como anotar em um caderninho. Além de não serem métodos precisos, há um tempo gasto que poderia ser direcionado para gerar mais receita para a empresa.

Com um bom controle de estoque é possível armazenar os itens de maneira adequada, evitando que estraguem, além de ter acesso a informações estratégicas sobre o negócio. A médio e longo prazo, por exemplo, é possível saber quais itens vendem mais, em qual época determinado item sai mais e assim planejar melhor este estoque.

Não apenas visando ter itens disponíveis no estoque, mas para evitar um estoque ocioso. Afinal, se você compra itens demais e eles permanecem parados no armazém, isso significa que há capital parado. Capital que poderia ser investido em outros setores, gerando sérios problemas de gestão.

8 práticas para melhorar o controle de seu estoque

Deu pra entender por que o controle de estoque é tão importante, não é mesmo? Mas se você não faz ideia de onde começar a melhorar o controle do estoque, vamos te ajudar. Separamos 8 práticas que vão te ajudar a ter mais controle e a gastar menos tempo com isso. Organização, tecnologia e estratégia são as chaves para ter mais controle neste setor.

1. Automatize o controle do seu estoque

Muitas empresas deixam de investir em tecnologia por acreditarem que é inacessível financeiramente. Mas o fato é que o controle manual exige uma equipe maior, toma muito tempo e também deixa a empresa vulnerável a uma série de erros.

Imagine o problema causado por um número errado no inventário. Se no inventário constam mais itens do que realmente há no estoque, a empresa deixa de comprar ou produzir itens de forma adequada. O problema reverbera na compra do cliente, que pode comprar um item disponível no site, mas indisponível no estoque. A insatisfação de um cliente é um problema que compromete a credibilidade de qualquer empresa, especialmente das pequenas.

Automatizar o controle do seu estoque significa que o inventário poderá ser preenchido automaticamente, além da possibilidade de integração com os demais setores da empresa: financeiro, fluxo de caixa e vendas.

Atualmente já há uma infinidade de softwares disponíveis para empresas e que se adequam às diferentes necessidades, podendo também ser personalizados. O Gestor loja é uma dessas soluções, que promove a total integração da sua loja física ou e-commerce. Acesse e saiba mais detalhes.

2. Mantenha o inventário atualizado

Um inventário é a listagem de todos os produtos disponíveis no estoque. O documento pode conter outras informações relevantes, como datas de produção ou chegada, quantidades de cada tipo de produto, além de registrar entradas e saídas.

É um documento fundamental para ter o controle mínimo do estoque, afinal, é por ele que é possível registrar o que há no estoque e a quantidade de vendas, ajudando a mensurar lucros e outros detalhes referentes ao departamento financeiro. Deve ser atualizado diariamente.

3. Equilibre entradas e saídas

Um estoque equilibrado é aquele em que não há falta de produtos, nem excessos. Por isso o inventário é um documento tão importante, já que por ele é possível prever quais produtos costumam sair mais e se antecipar. Da mesma forma, é possível saber quais produtos são menos vendidos para não ter um estoque com excessos.

Para isso, analise a rotatividade dos produtos e conheça as preferências dos seus clientes. Pode ser interessante decidir quais produtos podem sair de linha por não terem uma rotatividade significativa.

4. Considere a sazonalidade

Sazonalidade significa que determinados itens costumam ter mais rotatividade em determinada época. No vestuário, por exemplo, casacos e agasalhos vão ter alta rotatividade com a chegada do outono e do inverno. Quando a loja prepara o seu estoque para esse momento, está considerando a sazonalidade.

Entretanto, esse fator pode ser menos óbvio para outros tipos de empresas. Portanto, uma boa análise do inventário permite conhecer as preferências do cliente e entender como a sazonalidade funciona em cada caso.

5. Conheça os reais custos de armazenamento

O armazenamento tem custos relacionados ao aluguel do espaço, equipe, infraestrutura, melhorias no espaço e muito mais. Conheça esses custos com o objetivo de procurar estratégias para economizar.

6. Calcule a margem de perdas e danos

Por mais que se faça um ótimo controle de estoque, em algum momento podem existir perdas e danos. Itens podem atingir o prazo de validade, ter armazenamento incorreto ou apresentar defeito. Quando acontecer, calcule o valor do prejuízo. É interessante traçar também uma margem de tolerância para as perdas e danos.

7. Faça os produtos parados girarem

Estoque parado é capital parado. No caso dos produtos com data de validade ou que possuem o fator sazonalidade (ex: roupas de inverno), é ainda mais importante que os gestores tracem estratégias para fazer esses itens girarem.

Neste caso, cabe realizar promoções como desconto no valor, pague um e leve dois, frete grátis ou mesmo oferecer brindes em compras acima de determinado valor. Ainda que o lucro seja baixo, é melhor do que sair no prejuízo, não é mesmo?

8. Determine regras para o controle de estoque

As boas práticas de controle de estoque devem fazer parte da cultura da empresa. Crie um regimento interno com as regras para esse setor. Além disso, as tarefas devem ser descritas, para que cada colaborador saiba o que fazer. Algumas sugestões de regras:

  • Manter a limpeza e organização do espaço.
  • Definir requisitos para o armazenamento: condições de temperatura, umidade, empilhamento máximo, entre outros.
  • Horários para o recebimento de mercadorias.
  • Etapas do recebimento de mercadoria: onde chegam, como são armazenadas e quem são os responsáveis.

Definir bem as regras para o armazenamento é uma das melhores formas de organizar o seu estoque. Seguindo essas práticas você equilibra o estoque, minimiza suas perdas e garante maiores possibilidades de lucro.

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