Boas práticas e soluções para um controle de estoque eficiente

26 de dezembro de 2022
0 Comentários

O controle de estoque é um dos principais desafios para as empresas do varejo. Afinal, é preciso mantê-lo equilibrado e organizado para o bom funcionamento de todas as operações. Podemos afirmar que o estoque é o coração de qualquer negócio, ou seja, um órgão vital para as operações cotidianas.

Mas, afinal, como aplicar boas práticas e soluções para um controle de estoque eficiente? Há diversas estratégias que tornam o cotidiano mais organizado, além de otimizar a forma como você faz o controle de estoque da sua loja. Continue a leitura e saiba mais!

Cadastre todos os produtos existentes

O primeiro passo para um controle de estoque eficiente é cadastrar todos os produtos existentes. Afinal, para oferecer uma experiência excelente ao cliente é fundamental que o gestor conheça todos os produtos disponíveis no estoque, para ter consciência do que consta no catálogo da empresa.

Além disso, o cadastro é eficiente para avaliar quantidades e saber quando é preciso realizar reposições, quando há muitas unidades de determinado item e tomar decisões com assertividade. É o cadastro que permite organizar todos os itens de forma mais estratégica. Ou seja, o cadastro é a primeira etapa para ter mais controle de estoque na sua loja.

Assim, também é preciso cadastrar novos produtos no mesmo momento que eles chegam no estoque, para evitar problemas como a ruptura de estoque. Afinal, nada pior do que um cliente comprar um produto e ter que esperar um tempão no caixa porque esse item não está cadastrado.

Organize processos referentes ao estoque

A gestão de estoque é um processo contínuo que envolve diversas etapas do cotidiano. Dessa forma, é fundamental que o gestor estabeleça processos referentes ao estoque, para mantê-lo sempre organizado, controlando o que entra e o que sai. Dessa forma, são processos de estoque a serem organizados:

  • Recebimento de novos itens no estoque;
  • Inspeções regulares;
  • Reposição de produtos nas prateleiras;
  • Transferência entre filiais, se houver;
  • Controle de pedidos realizados;
  • Entre outros.

A intenção é padronizar os processos, para que todos os colaboradores, mesmo que novos na empresa, saibam o que fazer diante do recebimento de novos itens, expedição de pedidos e outras atividades. Assim, é mais fácil controlar o estoque no dia a dia e diminuir a incidência de falhas.

Defina datas

Constatar a falta de produtos em cima da hora é um grande problema para qualquer empresa. Afinal, ter que comprar produtos com pouco tempo diminui as chances de negociação com os fornecedores, além de prejudicar a experiência do cliente, que pode sair da loja insatisfeito por não encontrar determinado item.

Portanto, é preciso definir datas para as compras, considerando o movimento do próprio estoque. Vale lembrar que as datas não devem ser estabelecidas com base em achismos, mas sim de acordo com a demanda, que é influenciada por uma série de fatores.

É preciso considerar, por exemplo, a sazonalidade. Se há uma data especial, o estoque deve se preparar para um volume de compras maior. Além disso, outros fatores podem ser percebidos com o tempo, com base na análise do histórico da loja. Com o auxílio da tecnologia esse processo se torna bem mais simples, como veremos no decorrer do texto.

Tenha um estoque de segurança

O estoque de segurança é uma espécie de “plano B”, para quando imprevistos acontecem. Ou seja, o fornecedor pode atrasar a entrega, pedidos podem extraviar ou um item importante pode estar em falta no mercado.

Dessa forma, o estoque de segurança é uma estratégia para que mesmo diante desses problemas, a sua loja continue em funcionamento e com produtos a oferecer aos clientes. Para estabelecer seu estoque de emergência, há uma fórmula que pode ser utilizada para o cálculo:

Prazo médio de entrega do fornecedor (em dias) × quantidade de itens comercializados diariamente (em número)

Vale lembrar que produtos sazonais devem ter ainda mais cuidado, já que tendem a faltar em determinado período do ano.

Desenvolva estratégias de redução de perdas

Nenhum empreendimento deseja ter perdas, mas é preciso se lembrar que elas acontecem em qualquer negócio. Portanto, muito mais do que trabalhar para eliminar as perdas, é mais efetivo pensar em como minimizar essas perdas.

Neste sentido, há estratégias simples que minimizam muito as perdas, como organizar o estoque. Assim, apenas o ato de armazenar corretamente os itens já diminui drasticamente as perdas, evitando que a mercadoria estrague por mal armazenamento. Outro ponto é referente aos produtos perecíveis, já que a gestão deve se preocupar em atender aos requisitos de temperatura, umidade e luz para que não estraguem.

Realizar o inventário com mais frequência também garante menos perdas. O ideal é que seja realizado diariamente ou em tempo real, com o auxílio da tecnologia. Além disso, vale contabilizar as perdas quando elas acontecem.

Tenha uma lista de fornecedores confiáveis

A relação entre a empresa e seus fornecedores é muito mais do que uma relação de compra e venda, mas sim uma relação de confiança. Portanto, tenha uma lista de fornecedores confiáveis, compare preços e prazos, para que seu estoque se mantenha sempre equilibrado. Manter tudo isso registrado no sistema de gestão facilita o seu cotidiano.

Faça promoções para queimar o estoque

Em alguns momentos pode acontecer do estoque ser maior do que a capacidade de venda do estabelecimento. Diante dessa situação, o gestor deve ser assertivo em suas decisões e as promoções são excelentes estratégias.

Contudo, elas devem ser pensadas para que tragam mais benefícios do que apenas a venda do que está “parado” no estoque. É possível anunciar promoções em dia de menor movimento, por exemplo, para melhorar o fluxo de caixa naquele momento. Ou então, anunciar promoções na compra de determinado item, aumentando o ticket médio das operações.

O importante é evitar as perdas de produtos que possuem data de validade ou que são perecíveis. Assim, a empresa libera espaço no estoque e evita uma série de prejuízos.

Invista em soluções tecnológicas

A melhor forma de ter um controle de estoque eficiente é investir em soluções tecnológicas. Afinal, com um sistema completo de gestão é possível controlar em tempo real o que entra e o que sai do estoque, identificar a demanda do estoque, constatar a necessidade de reposição e muito mais.

Além disso, é possível realizar o controle de qualquer lugar, sem limites geográficos, o que proporciona mais assertividade e produtividade no dia a dia.

Então, deseja ter mais controle e efetividade na gestão do seu estoque? Acesse o site do Gestor Loja e conheça todos os recursos disponíveis!

Compartilhe com os amigos