Como escolher um software para sua loja

25 de agosto de 2021
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O que devo avaliar na hora de escolher um software de gestão para a minha loja?

Pensando na qualidade dos serviços para o seu empreendimento é que decidimos compartilhar o conhecimento para a melhor contratação de um sistema de gestão.

Escolher a ferramenta que vai gerir o seu negócio é indispensável no planejamento de quem deseja empreender, abrir uma loja, seja ela física ou on-line, pequena, grande ou médio porte. A questão é que existem inúmeras opções disponíveis no mercado, o que acaba se tornando desafiador na hora de optar pela melhor alternativa.  A linha principal para a escolha de um bom software é: ter clareza das suas necessidades, dando preferência para a solução mais completa, com diversas possibilidades, flexibilidade e o mais importante, que seja simples de trabalhar e que seja focado no seu negócio.

Conforme o empreendimento vai crescendo a empresa demanda uma evolução, e na medida em que cresce surgem novas necessidades, bem como, a de utilizar tecnologias atuais, este é um fator indispensável que deve ser previsto. Importante ressaltar que empresas possuem diferentes necessidades, portanto, no caso do varejo as demandas de uma grande rede de lojas são diferentes das demandas de um pequeno negócio com somente uma loja e somente um caixa.

Vamos lá!

Você precisa saber os pilares que irão atender necessidade de obter um software, são eles:

  • Conheça o fornecedor: Avalie o fornecedor do sistema, busque o seu histórico, referências e clientes. Não considere apenas o valor a ser investido. Lembre-se que em algumas vezes a qualidade pode custar um pouco mais caro.
  • Facilidade: As funcionalidades disponíveis irão facilitar a minha rotina na loja? Pesquise se as funções oferecidas pela empresa são as que você realmente precisa. Algumas, ainda, oferecem a opção de customizar de acordo com a sua necessidade. Dê preferência pelas soluções 100% web, possibilitando realizar a gestão do seu negócio a qualquer momento e de onde estiver.
  • Custo x Benefício: Atende as minhas necessidades? Caso sim, vale o investimento. As melhores escolhas são aquelas em que os benefícios são maiores perante os custos em se fazer ou comprar.
  • Segurança: O sistema é seguro? Opte por um software onde as informações relevantes sobre o seu negócio sejam armazenadas em tempo real, 100% na nuvem e sem a necessidade de depender de servidores locais.
  • Implantação: É simples, rápida e efetiva? Eleja um sistema que garanta uma instalação ágil, sem burocracia e que em minutos já esteja disponível para o uso.

DICA DE OURO: NÃO ESQUEÇA DE ENVOLVER OS SEUS COLABORADORES NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO.

 Integração: Possui integração com outros sistemas? Para lojas virtuais, questione se o software em questão possui integração com o e-commerce.

  • Suporte: O suporte é ágil e diferenciado? Ter um suporte disponível sempre que precisar é fundamental. Informe-se sobre os canais, dias e horários de atendimento ofertados pela empresa.
  • Ter uma opção gratuita para testes: Testar o sistema antes de adquiri-lo é uma excelente alternativa para avaliá-lo. Confira se existe a opção de conhecer as facilidades do software anteriormente a sua compra.

A real busca por um fornecedor se difere para cada software, geralmente algumas pessoas possuem fornecedores conhecidos, mas na maioria dos casos é preciso investigar mais profundamente, pois vai depender da demanda de cada negócio e o que ele propõe. Existem mecanismos que podem ajudar na busca.

Existem diversos sites de comparação de software, páginas assim, são excelentes para fornecer uma visão geral e mais rápida dos recursos e funcionalidades, nesse caso, você pode ter uma solução para ver o que pode se adaptar ao seu negócio, sites comparativos são ótimos para dar uma visão amplificada do que realmente será necessário e o que irá corresponder suas necessidades. Estes, geralmente possuem avaliações dos usuários, que significa que você pode ver o que empresas reais acham sobre o produto, uma boa dica para quem está começando a empreender, além disso, procure descobrir o que outras empresas do setor estão usando, atualmente, com o livre acesso às redes sociais a pesquisa se torna mais fácil e eficaz, pois ali você consegue fazer uma análise das empresas e seus concorrentes.

  • Recursos de conteúdo: Se você puder obter guias do comprador, diferentes manuais de negócios e muito mais, para um software específico, leia-os. Você obterá dicas do comércio e eles mostrarão para onde direcionar sua pesquisa.

Quando uma solução se destacar, faça um registro dela. Detalhe os recursos que ele possui, o que pareceu interessante para você e os diferenciadores. Dessa forma, você poderá acompanhar facilmente as plataformas que lhe interessam.

Critérios a que devem ser observados

Identificar critérios é a melhor maneira de avaliar um software, ao cruzar as informações com as necessidades e demandas que você identificou para os funcionários, clientes e líderes, logo você deve considerar:

  • Preço x valor: Quando se trata de escolher um software, sempre há um debate sobre preços. Você deve gastar a mais para obter um determinado recurso ou pode economizar dinheiro e encontrar uma maneira mais fácil de realizar uma tarefa. O conselho é: preço é diferente de valor. Produtos de qualidade podem custar um pouco mais ou um pouco menos do que outros; no entanto, na maioria das vezes a verdadeira preocupação é com o valor.

Reserve um tempo para avaliar qual software oferece a melhor relação custo-benefício em termos de todas as suas funcionalidades, bem como, levar em consideração a frequência com que você usaria a ferramenta em sua empresa, tornará mais fácil decidir com base na adequação geral e longevidade ferramenta.

  • Acessibilidade: Quão acessível é uma determinada solução de software? Ele pode ser acessado facilmente por todos que precisam ou está restrito a apenas a um grupo de pessoas? Ainda mais importante, ele só pode ser acessado de determinados locais/dispositivos ou permite conectividade remota? A acessibilidade é essencial quando você está investindo em um software.
  • Colaboração: Quanto a colaboração que um software permite é muito importante. Em muitas situações, você precisará da plataforma para facilitar a comunicação entre diferentes equipes, clientes, suporte e você.  Uma boa comunicação é a base de uma empresa, sem comunicação as coisas não funcionam, invista com essa consciência. É importante saber que uma equipe deve estar engajada e em sintonia, a colaboração é a peça-chave para o bom funcionamento de um negócio.

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