Como montar uma operação de tele-entrega

27 de maio de 2022
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Apesar de o mercado de entregas ser quase dominado pelos pedidos por app, o tradicional mercado de tele-entrega ainda é muito procurado pelos clientes, especialmente para o público mais conservador. Farmácias, estabelecimentos do ramo alimentício, mercados e outros podem contar com a operação de tele-entrega para otimizar as vendas.

Quer saber como montar uma operação de tele-entrega? Continue conosco e veja os primeiros passos para colocar em prática.

Todo início pede um planejamento

Seja o seu negócio já existente e pensando em montar uma operação de tele-entrega ou se o empreendimento já vai começar dessa forma, é preciso ter um planejamento. São detalhes importantes para o planejamento:

  • Custo operacional.
  • As entregas acontecerão de forma terceirizada ou serão feitas por colaboradores fixos?
  • Detalhes necessários a serem considerados para as entregas: frota, caixas térmicas, quantas entregas podem ser feitas por vez, considerando o tamanho e peso dos produtos, entre outros detalhes.
  • Horário de operação das tele-entregas: serão feitas durante todo o expediente? Qual o prazo de entrega para o cliente receber seu pedido? Serão feitas apenas em alguns dias da semana?
  • Atendimento: como será feito o atendimento? Quais serão os colaboradores responsáveis? Qual o horário do atendimento?
  • Descreva as funções: apenas pensar em como as operações vão acontecer, é preciso escrever como acontecerão. Com o planejamento em mãos fica mais fácil treinar funcionários, delegar funções e também estabelecer etapas e processos importantes para o bom funcionamento das tele-entregas.

É pelo planejamento que são calculados os custos operacionais aproximados, além de elaborar uma previsão de quais lucros se deseja atingir e assim observar as melhores estratégias. O planejamento evita que o seu negócio fique em prejuízo com a operação de tele-entregas. Lembre-se também de incluir os gastos com as entregas na precificação dos produtos.

Frota de veículos

Um detalhe importante para as tele-entregas diz respeito sobre a frota de veículos, que pode tanto ser terceirizada ou própria da empresa. Para os pequenos e médios negócios, a frota terceirizada é uma opção mais acessível.

O tipo de veículo deve ser decidido conforme o tamanho dos produtos, volume de entregas, distância, tamanho da cidade, entre outros detalhes.

Em cidades menores ou entregas feitas em um raio menor de distância, entregas feitas por bicicletas podem ser uma boa ideia. Ainda, esse tipo de transporte colabora com o marketing da empresa, especialmente para os negócios que desejam implementar uma pegada ecológica em suas ações.

Também acessível e ideal para entregas de itens pequenos, as motos são o tipo de transporte mais utilizado para as tele-entregas. Elas permitem aumentar o raio de distância das entregas e assim expandir as vendas, no caso de cidades maiores.

Já para itens maiores e pesados deverão ser transportados por carros ou caminhões. Esse tipo de veículo costuma ter um valor mais alto para a manutenção. Esses valores devem ser incluídos no planejamento.

A empresa pode tanto decidir cobrar os clientes pelas entregas ou ter outras estratégias. Distribuir o valor da entrega no valor dos produtos também é uma boa estratégia, especialmente porque faz com que o cliente sinta que está economizando por não pagar o valor do frete. Vale a pena considerar as duas opções e observar o que é mais vantajoso.

Prepare os colaboradores

Com o planejamento em mãos, a empresa está pronta para começar a se preparar para atuar no mercado ou incluir as tele-entregas em seus serviços. Um item fundamental é a preparação da equipe para iniciar o processo de entregas na empresa. Tenha em mente que cada detalhe que envolve um negócio demanda tempo e investimentos, incluindo as pessoas que vão ser responsáveis por determinada tarefa.

É preciso preparar o pessoal responsável pelo atendimento, instruir com as informações necessárias, bem como o bom uso dos equipamentos. Se as entregas forem feitas por entregadores fixos, também será preciso orientar esses colaboradores. Para itens frágeis e fáceis de danificar, é ainda mais importante preparar os entregadores, mesmo que estes sejam terceirizados.

Setor de atendimento é primordial

Ainda falando sobre preparar os colaboradores, instituir uma política de atendimento é primordial para a efetividade das tele-entregas. A experiência do cliente é o fator principal para o sucesso nos negócios, por isso é importante oferecer um setor de atendimento focado em solucionar as demandas do seu público.

É importante que o cliente não fique esperando muito tempo para ser atendido. Em caso de problemas, oriente sua equipe como resolver de maneira que o cliente tenha uma experiência positiva.

Invista em marketing

Ninguém vai procurar pelo seu negócio se não souber que ele existe. Portanto, investir em marketing é fundamental para uma operação de tele-entregas de sucesso. Além das estratégias já adotadas pela empresa, lembre-se de anunciar que agora faz entregas e incluir alguns detalhes sobre como funciona.

As redes sociais são ótimos canais para comunicar seus clientes que já acompanham a empresa por lá. Também é possível patrocinar anúncios e expandir o seu público. Em comparação com outras mídias, é relativamente barato anunciar nas redes sociais, sendo ideal para pequenas e médias empresas.

Outra maneira eficiente de anunciar as entregas para quem já é apostar na publicidade tradicional. Avise os clientes por meio de panfletos dentro da loja que agora o seu estabelecimento realiza entregas. Treine a sua equipe para que, no momento da compra, informe os clientes sobre a opção de receber em casa.

Fique de olho nos relatórios

Relatórios são importantes para conhecer mais sobre a situação financeira da empresa. Por meio deles é possível avaliar o ROI, o retorno sobre os investimentos financeiros que o seu negócio fez. Afinal, implementar uma nova operação na empresa exige investimentos, seja expandindo o quadro de funcionários, de tempo e com equipamentos.

Apesar de ser possível utilizar planilhas para fazer os relatórios, eles podem ser muito mais efetivos e seguros quando feitos com o auxílio de softwares específicos para essa finalidade.

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