Como vencer a concorrência da internet

16 de outubro de 2023
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Essa sempre é uma dúvida que paira na cabeça dos empresários.

Com a expansão da internet, a criação de novas tecnologias, novas ferramentas as empresas sofrem com a concorrência de todos os lados. O empreendedor precisa se adaptar para continuar prosperando. E a maior arma que uma loja física pode ter para combater isso é encantar o cliente.

Porque nada supera o olho no olho na hora de encantar o cliente, estar na frente dele e entender exatamente quais as suas necessidades. Isso vende on-line nenhuma consegue superar.

Então engana-se quem acha que não tem solução, e sempre vão existir cases de sucesso e de fracasso, um deles que recentemente teve mais uma etapa negativa na sua história foi a livraria Saraiva.

A rede de livrarias que já foi a maior do Brasil, demitiu os funcionários das suas últimas 5 lojas, e deve passar a operar só pela internet. Esse processo começou em 2018 quando ela pediu recuperação judicial e começou a fechar as 100 lojas que tinha na época.

Pois, motivos não faltam para apontarmos os problemas desse segmento, que vem e modificando ao longo do tempo. Alguns são comuns a outros segmentos:

1. Concorrência com E-Commerce:

  • Vendas Online: A popularidade e conveniência das vendas online representam uma concorrência significativa para as livrarias físicas. Grandes plataformas, como Amazon, oferecem uma variedade imensa de títulos com preços competitivos e entrega rápida.
  • E-books: O aumento da popularidade dos e-books e audiobooks também afeta as vendas de livros físicos.

2. Mudanças no Comportamento do Consumidor:

  • Leitura Digital: Com a ascensão dos dispositivos de leitura digital, como Kindle, muitos consumidores optam por comprar versões eletrônicas dos livros.
  • Menor Interesse em Leitura: Em alguns lugares, pode haver uma diminuição geral no interesse pela leitura como forma de entretenimento, dada a concorrência com outras formas de mídia, como streaming de vídeo e jogos.

3. Custos Operacionais Altos:

  • Manter uma livraria física pode ser caro, com custos como aluguel, salários, utilidades e inventário.

4. Gestão de Inventário:

  • É um desafio equilibrar a demanda dos consumidores com a necessidade de manter um inventário diversificado, sem acumular excesso de stock que não se vende.

5. Pandemia de COVID-19:

  • Muitas livrarias enfrentaram dificuldades durante a pandemia, com fechamentos temporários, redução do fluxo de clientes e queda nas vendas.

6. Marketing e Visibilidade:

  • Competir com grandes varejistas e plataformas online por visibilidade e reconhecimento da marca é um desafio constante.

Mas nesse contexto tem empresas do mesmo segmento que viram seus resultados aumentarem nos últimos anos. O exemplo que trago é da rede de livrarias Barnes & Noble.

Barnes & Noble, Inc. é uma renomada cadeia de livrarias nos Estados Unidos, fundada em 1886 por Charles M. Barnes. Originada como uma pequena livraria impressora, a empresa evoluiu ao longo do tempo, transformando-se em uma das maiores vendedoras de varejo de livros e produtos de mídia relacionados no país.

A expansão significativa começou no século 20, com a abertura de várias lojas em shoppings e centros urbanos. Em 2019, a empresa foi adquirida pela Elliott Advisors, marcando um novo capítulo em sua história.

Como todas as varejistas enfrentou dificuldades com a concorrência principalmente da Amazon, mas conseguiu criar um diferencial. Os clientes têm uma experiência diferenciada ao ir a uma loja, além de um ambiente aconchegante, podem conhecer melhor os produtos e receber recomendações dos vendedores. Isso torna o hábito de leitura especial do começo ao fim. Falando de números em 2023 eles querem abrir mais 30 lojas.

E existe sempre dois lados da moeda e nesse contexto Barnes & Noble é o lado que todos nós empreendedores queremos estar.

Mas o primeiro passo para ter controle de toda da sua empresa começa por um bom sistema de gestão. Para conhecer o sistema TALTO voltado para lojas cadastre-se aqui.

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