8 gatilhos mentais para usar na sua loja

30 de janeiro de 2023
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Trabalhar com gatilhos mentais é uma excelente maneira de aumentar a receita e lucratividade da sua loja. Afinal, essas estratégias são capazes de facilitar a decisão de compra dos clientes, seja no digital ou em lojas físicas.

Hoje, trouxemos 8 gatilhos para usar na sua loja. Além disso, te explicamos o que são os gatilhos mentais e porque eles são efetivos para os processos de vendas.

Continue conosco e saiba mais.

O que é gatilho mental?

Embora ainda desconhecidos para muitos empreendedores, os gatilhos mentais são poderosas ferramentas de persuasão. Na prática, eles são estímulos mentais que podem ser trabalhados por meio de estratégias de marketing e que ajudam o seu cliente a tomar a decisão de comprar.

Assim, os gatilhos mentais trabalham de forma inconsciente, eliminando dúvidas e hesitações no momento da compra. Isso porque eles favorecem escolhas mais automáticas, ou seja, aquelas nas quais não é preciso pensar muito antes de fazer.

Com isso, há diversos gatilhos mentais que podem ser utilizados nas suas estratégias de marketing e que funcionam tanto em lojas físicas como virtuais. Continue a leitura para saber quais são eles e como aplicar.

8 gatilhos para usar na sua loja e vender mais

1. Escassez

Esse é um dos gatilhos mais conhecidos e recorre ao senso de imediatismo e exclusividade. Assim, o cliente é despertado para comprar naquele mesmo momento, já que o produto pode esgotar.

A escassez também tem a ver com produtos exclusivos, que são feitos em quantidades limitadas e por isso são mais especiais e relacionados ao status. Por isso, para utilizar nas estratégias de marketing, é preciso dizer que há apenas um determinado número de unidades e que logo irão esgotar. Assim, não há tempo para pensar mais, porque o produto pode esgotar rapidamente.

2. Urgência

A urgência é bastante similar à escassez, porém, dessa vez o gatilho fala sobre um tempo limite para a compra. Assim, o gatilho é bastante trabalhado em promoções com data limite para acabar, como por exemplo, um valor que só se manterá durante as próximas 24h.

Dessa forma, a diferença entre os dois gatilhos mentais está que, no primeiro caso, há quantidades limitadas. Ou seja, a escassez é relacionada ao produto. Já a urgência é relacionada ao valor, visto que há um período limitado para comprar com desconto.

3. Prova social

É fato: as pessoas são muito influenciadas umas pelas outras. Por isso, especialmente em compras online, é bastante comum que clientes procurem a opinião de outros clientes sobre aquele produto antes de tomar a decisão final.

É exatamente por isso que os feedbacks são tão importantes para quem possui uma loja. Assim, a estratégia consiste em promover as opiniões de outros compradores, para usar como uma prova social para o seu cliente que está em dúvida. Dessa forma, quando esse cliente ver a opinião positiva de outras pessoas, automaticamente ele validará opiniões positivas sobre os produtos.

Uma maneira bem simples de utilizar esse gatilho é ter uma seção para feedbacks na própria página do produto e também nas redes sociais. Dessa forma, os feedbacks também transmitem mais credibilidade sobre os seus produtos.

4. Novidade

Vivemos em uma sociedade em que a inovação é celebrada como um valor fundamental, afinal, quem não se renova torna-se ultrapassado. É por isso que a novidade é um gatilho mental interessante para se destacar da concorrência e mostra que sua empresa oferece produtos atualizados e inovadores.

O gatilho da novidade também pode ser utilizado com outros gatilhos, como urgência e escassez. Diga que a novidade estará com um valor promocional na data de lançamento e que há uma quantidade x de unidades disponíveis.

Esses métodos são bastante efetivos para o lançamento de edições limitadas de um determinado produto.

5. Autoridade

Mostrar que você é uma referência no mercado transmite mais credibilidade e, consequentemente, faz com que mais pessoas comprem seus produtos.

Uma das melhores formas de construir autoridade é por meio da produção de conteúdo digital, seja no blog ou nas redes sociais da sua empresa. Assim, é possível falar sobre tendências, trazer dicas relevantes e construtivas, notícias do seu nicho de atuação, além de mostrar como o seu produto supre as necessidades do seu público.

6. Reciprocidade

Assim como a autoridade, a reciprocidade é um gatilho mental para a conexão entre empresa e cliente. A lei principal da reciprocidade é que as pessoas gostam de retribuir aquilo que recebem.

Assim, quando você produz um conteúdo relevante para o seu público, você gera uma conexão, que faz com que essas pessoas desejem retribuir aquilo que receberam. O mesmo vale para promoções sazonais e brindes. Oferecer um cupom de desconto no mês de aniversário do cliente é uma forma de personalizar essa ação e trazer mais resultados positivos.

7. Antecipação

A antecipação é capaz de gerar expectativas nos clientes. Dessa forma, ela é bastante interessante em estratégias de lançamento e junto com o gatilho da novidade. A antecipação é uma forma de preparar o seu público para o lançamento.

Dessa forma, você pode jogar pequenas pistas nas redes sociais ou no seu site, juntamente com a data desse lançamento, criando curiosidade e expectativas sobre o que vem por aí. Além disso, também é possível pedir para que o seu público se inscreva para receber o lançamento em primeira mão, no caso de unidades limitadas ou até mesmo oferecer desconto para os clientes cadastrados.

8. Comunidade

Os seres humanos são seres sociais e que vivem em comunidade. Ou seja, adoramos ser parte de algo! Faz parte da nossa essência desejar ser parte de um grupo, com o qual compartilhamos os mesmos gostos e ideias. E você pode usar isso a favor da sua marca!

Uma boa maneira é por meio de grupos no WhatsApp ou outros apps de mensagem. Nesses grupos, você pode oferecer descontos exclusivos e estimular seus clientes a deixarem suas experiências sobre os produtos. A ideia de um grupo faz os laços entre empresa e consumidor se estreitarem, gerando relações mais próximas, como as de amizade.

Viu só quantas estratégias interessantes para facilitar a decisão de compra do seu cliente? Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos como esse!

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