Por onde começar quando quero abrir uma loja?

26 de setembro de 2022
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Ter um negócio próprio é o sonho de 46% dos brasileiros. De acordo com o Sebrae, esse é o terceiro maior sonho da população brasileira. Mas, afinal, por onde começar para abrir uma loja?

Realizar o sonho de empreender exige uma série de movimentos planejados com cautela. É preciso investir em qualificação, ter um planejamento financeiro e pesquisar sobre o mercado para o qual deseja inserir a empresa. Afinal, o desejo move o empreendedor, mas é a soma de seus esforços que leva ao sucesso do empreendimento.

Continue conosco e confira algumas dicas!

1. Comece pelo início: um bom planejamento

Planejamento é a base de qualquer ação que desejamos ter nessa vida, mas ele é especialmente relevante para os negócios. É por meio do planejamento que é possível estabelecer metas, sempre baseadas na realidade. É o planejamento que permite o empreendedor sonhar com seu negócio, mas sempre com os pés no chão, seguindo um orçamento e cronograma dentro do que é possível.

Assim, um planejamento de negócios deve ser elaborado pensando a médio prazo. É importante ter um capital para iniciar as atividades e adequar o funcionamento para que não extrapole o orçamento.

Um erro comum neste momento é acreditar que o negócio será lucrativo logo de cara. Muitos novos empreendedores acreditam que terão o retorno esperado já depois de poucos meses, quando na verdade, é interessante estabelecer pelo menos um ano para começar a retornar seu investimento e ter um lucro real.

Dessa forma, cabe manter a contabilidade em dia, não só para começar, como para manter os negócios em funcionamento durante esse período.

Portanto, liste seu orçamento inicial e considere os gastos para abrir o negócio. Além disso, liste também os gastos mensais que terá com contas como aluguel, energia, água, funcionários e outros. Lembre-se que os gastos de uma loja variam de acordo com uma série de fatores e a sua lucratividade também.

2. Conheça seu público-alvo

No planejamento, outro detalhe importante é definir quem a sua loja irá atender. Conheça esse público a partir de sua faixa etária, gênero, perfil de consumo e outros detalhes. Conhecer o seu público irá te ajudar a precificar os serviços, investir nas estratégias de marketing adequadas, além de ser possível prever a lucratividade.

3. Busque qualificação

Muitas pessoas deixam seus empregos CLT em busca de empreender e realizar seu grande sonho. Boa parte dessas pessoas seguem para uma área na qual não têm experiência própria e aqui mora um perigo. A falta de qualificação ou mesmo a falta de saber como gerir um negócio pode ser responsável por alguns problemas.

Mesmo as pessoas que já apresentam experiência no nicho de atuação precisam se qualificar para estar à frente de um negócio. Afinal, independente do mercado, todo empreendedor deve entender sobre gestão de negócios. Ter pensamento estratégico, visão ampla do empreendimento, saber lidar com pessoas e outras capacidades são importantes para ter sua própria empresa.

4. Afinal, onde atuar?

As pessoas que desejam abrir uma loja contam com duas opções: vendas presenciais ou online. Ainda, dentro das vendas online é possível abrir seu próprio site de e-commerce (ou app), ter um catálogo virtual ou ainda, vender por meio de plataformas de marketplace.

A escolha da plataforma depende do orçamento inicial e dos objetivos de cada empreendedor. A seguir, veja mais detalhes sobre cada uma das opções:

Loja física

Abrir uma loja física exige um orçamento para comprar ou alugar um espaço, reformar e também manter uma equipe, ainda que reduzida. Além do orçamento, pensar na localização é fundamental para que a loja seja vista e atraia o público certo. Por mais que opção óbvia seja uma região comercial, o empreendedor deve analisar o local, observando se há movimento, lojas concorrentes ou lojas complementares à sua.

Por exemplo, se você deseja abrir uma marca de acessórios femininos, pode ser interessante apostar em uma região em que há lojas de roupas. Percebe como as duas lojas se complementam? Também é preciso estudar a locação para verificar se o espaço físico é ideal para seu orçamento e itens necessários para o funcionamento da loja.

Marketplace

Plataformas de marketplace são sites para vender online, nos quais qualquer pessoa ou empresa pode abrir uma conta e cadastrar seus produtos. São interessantes para quem está começando e não possui muitos recursos, afinal, não há um custo para a criação de um site, por exemplo.

Contudo, é preciso precificar as mercadorias de acordo com as taxas da plataforma, além de observar as políticas de venda.

E-commerce

Uma alternativa à loja física, na qual os custos iniciais costumam ser mais acessíveis, afinal, não é preciso arcar com um espaço físico em local estratégico e comercial. No entanto, ainda existirão custos para abrir e manter o site, além de espaço para o estoque e equipe.

A vantagem em relação às plataformas de marketplace é que ter seu próprio site ou app lhe permite precificar de acordo com as suas regras, além de definir sua própria política de vendas. Em outras palavras, quem tem seu próprio site ou app não precisa contar com as regras alheias para realizar suas vendas.

Presença multicanal

Com um bom planejamento não é preciso escolher apenas uma maneira de vender. Por meio de um sistema de gestão e integração, é possível vender no seu site, loja física e marketplaces ao mesmo tempo. Hoje, a tecnologia permite gerenciar diferentes canais de vendas em uma só tela.

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5. Planejamento de marketing

Chegando até aqui, é notável que o planejamento faz parte de todas as etapas para ter uma loja. Assim, considere o seu público-alvo para destinar os investimentos para o marketing. Por exemplo, se o seu público é mais jovem, é importante utilizar uma linguagem mais leve e marcar presença nas redes sociais. Se o seu público é maduro, aposte na formalidade, mesmo que nos meios digitais.

As estratégias de marketing sempre vão depender das características do seu público, portanto, é de extrema importância conhecê-lo e estar de olho nas novidades. Independente do seu público, o marketing serve para divulgar a sua empresa e como ela pretende resolver as necessidades dos seus clientes.

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