Sex Shop: 10 dicas para melhorar sua gestão

3 de outubro de 2022
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Falar de sexo e prazer ainda é um tabu em nossa sociedade. No entanto, é um tema que desperta interesse e o prazer é fundamental para que as pessoas conquistem mais qualidade de vida, independente de suas crenças, orientação sexual ou idade.

Por esse motivo, o mercado dos sex shops no Brasil movimenta mais de R$ 2 bilhões todos os anos. Assim, esse é um mercado bastante lucrativo.

Pensando em alavancar as suas vendas, o Gestor Loja selecionou 10 dicas para melhorar sua gestão de Sex Shop. Esse mercado tem suas particularidades e é preciso ter atenção a detalhes como discrição e conhecer bem o seu público. A gestão, dessa forma, é fundamental para garantir o posicionamento da marca e o lucro.

Sem mais delongas, vamos para as dicas. Boa leitura!

1. Embalagens discretas

Discrição é um detalhe fundamental quando pensamos em melhorar a gestão de um sex shop. Afinal, falar de sexo é tabu e muitas pessoas se sentem envergonhadas ao adquirir os produtos. É por isso que a embalagem deve ser o mais discreta possível, sem o nome do estabelecimento e com a nota fiscal sem o nome dos produtos.

Afinal, imagine que um cliente comprou um produto e irá recebê-lo na portaria do prédio. A nota fiscal com a descrição dos produtos deve ser embalada com cuidado, ocultando o que é aquele produto. Se o seu sex shop possui loja física também, a embalagem continua sendo importante. Ofereça sacolas que não revelam o conteúdo, além de serem discretas e sem o nome da empresa.

Muito além das embalagens, toda a abordagem do sex shop deve ser feita com tato, de maneira respeitosa e sem oferecer dicas não solicitadas pelo cliente. Falar de sexo é um tabu muito grande para a maioria das pessoas e elas provavelmente querem toda discrição no momento de realizar as compras.

2. Nome fantasia alternativo

Outro fator importante relacionado à discrição é pensar em um nome fantasia estratégico. Isso significa que o nome da sua empresa no papel não deve revelar que se trata de um sex shop. Afinal, em compras com o cartão, por exemplo, aparecerá o nome da empresa na fatura, o que pode gerar uma série de desconfortos para os clientes.

A boa notícia é que é possível trocar o nome fantasia da sua empresa, caso ele seja sugestivo. Prefira nomes neutros, como o sobrenome dos fundadores ou termos que não revelem a natureza do negócio. Lembramos mais uma vez que falar de sexo é um grande tabu e muitos clientes têm a preocupação com a fatura ao comprar na sua loja.

Para vendas online, inclua no site uma aba sobre privacidade e discrição, explicando como o processo de compra é 100% discreto para o cliente.

3. Tenha uma gestão tecnológica

Todo negócio pode se beneficiar com uma gestão tecnológica, e com os sex shops não é diferente. Isso porque a administração de um negócio não é uma tarefa fácil, especialmente para as empresas que vendem de forma online e física, além de estarem presentes em diversos canais.

É por isso que um sistema de gestão completa, como é o Gestor Loja, irá ajudar o seu sex shop a ter uma gestão prática e facilitada. Nosso sistema é intuitivo, permite total controle e integração do estoque, além de fornecer gráficos detalhados sobre as vendas e contas a pagar.

O Gestor Loja permite também a emissão de Notas Fiscais em segundos, otimizando a sua gestão. Acesse nosso site e saiba mais.

4. Conheça seu público

Há diversos nichos de sex shop e cada um deles pede estratégias diferentes. Afinal, o interesse por determinados produtos varia de acordo com a idade, orientação sexual, gênero e outros detalhes. É por isso que otimizar a sua gestão pede também que você conheça o seu público para ter um estoque estratégico e até mesmo direcionar melhor a sua comunicação.

Para conhecer melhor seu público-alvo, aposte em enquetes nas redes sociais, observe quais produtos vendem mais, em quais horários seu público costuma comprar e outros detalhes. Novamente, uma gestão tecnológica também pode te ajudar a conhecer seu público, afinal, por meio dos relatórios é possível ter acesso a quais produtos são mais vendidos.

5. Variedade de produtos e novidades do mercado

Conhecendo bem seu público, você poderá oferecer um vasto catálogo de acordo com as preferências desses clientes. Mas não fique no básico: se atente às novidades do mercado e ofereça produtos em diferentes faixas de preço, além de variedades, buscando expandir as suas vendas.

Marcar presença em feiras do segmento é uma ótima estratégia para conhecer as novidades do mercado e inovar.

6. Informações detalhadas sobre os produtos

Nas vendas online, é preciso ter bastante atenção à descrição dos produtos. Já no mercado dos sex shops, é preciso se lembrar que muitas pessoas estão em busca do seu primeiro brinquedo ou cosmético íntimo. Portanto, é preciso detalhar para que servem, como usar e demais diferenciais.

Além disso, antecipe possíveis dúvidas, para que seu cliente não procure a concorrência para solucioná-las.

7. Atendimento atencioso

Seja em vendas online ou presenciais, uma equipe atenciosa faz toda diferença. Prepare sua equipe para que solucione possíveis dúvidas e tenha tato para falar sobre um assunto que ainda é um grande tabu.

Foque em uma comunicação humanizada, atenciosa, detalhada, respeitosa e didática.

8. Integração dos canais de vendas

Hoje, vender online não é mais um diferencial, mas praticamente um requisito para se posicionar diante da competitividade. Além de vender online, diversificar os canais de venda é fundamental para alavancar as vendas. Para isso, é importante integrar todos os canais, garantindo que a cada venda o estoque seja atualizado, evitando problemas logísticos.

A boa notícia é que já existem sistemas de gestão que te ajudam com a integração. Com eles, é possível atualizar o estoque automaticamente, além de incluir produtos em lote. Ou seja, você informa a descrição do produto de uma só vez e o insere nos diversos canais.

9. Otimize seu suporte

Ofereça um suporte diferenciado. Amplie seus canais de atendimento por telefone, WhatsApp ou e-mail. Seus clientes podem ter dúvidas, sugestões ou problemas, esteja pronto para recebê-los.

10. Ofereça um programa de fidelização

Por fim, investir em um programa de fidelização ajuda a movimentar o seu estoque e impedir que produtos antigos se acumulem. Você também pode oferecer descontos progressivos ou brindes, para as compras de um determinado valor. Por meio do seu sistema de gestão é possível conferir rapidamente o seu estoque e determinar quais serão os brindes ou descontos.

Quer saber como automatizar a gestão do seu estoque e agilizar ainda mais seus processos? Entre em contato com o Gestor Loja e conheça nossa solução.

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