Marketplace ou E-commerce: qual é o mais adequado para o seu negócio?

10 de outubro de 2022
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Vender online significa eliminar as barreiras geográficas e expandir os negócios. Hoje, muito mais do que um diferencial, estar na rede significa mais chances de se posicionar e faturar. Contudo, ao pensar em vender online, as marcas se deparam com suas opções: marketplace ou e-commerce. Mas, afinal, qual é o mais adequado para o seu negócio? Continue conosco e descubra!

Marketplace ou e-commerce: o que é e vantagens de cada um

Um marketplace é uma plataforma para vendas online, na qual uma pessoa física (CPF) ou jurídica (CNPJ) pode criar uma loja e passar a vender. Portanto, trata- se de uma plataforma “emprestada”. Já o e-commerce é um site ou plataforma própria da empresa, não dependendo de um site terceirizado. A seguir, entenda mais detalhes e descubra as vantagens de cada um.

Marketplace

Um marketplace é uma plataforma online voltada para as vendas, na qual diferentes lojistas podem anunciar os seus produtos. Uma das principais vantagens é que as plataformas são grandes e renomadas, já contando com um público. É o exemplo de grandes sites como o Mercado Livre, Shopee, Magazine Luiza, Amazon e outros.

Dessa forma, como a plataforma já está pronta para essa finalidade, cabe ao vendedor apenas cadastrar os seus produtos e vender. É por esse motivo que muitos vendedores começam a explorar as vendas online graças à facilidade e baixos custos. Entretanto, cabe lembrar que os custos de envio e as taxas da plataforma ficam por conta do vendedor, o que pode ser uma desvantagem para diversas marcas.

Vantagens do marketplace

  • Facilidade: não é preciso montar seu próprio site, basta criar uma conta, cadastrar os produtos e começar a vender.
  • Economia: criar um site e arcar com a parte operacional requer investimentos, além de uma equipe responsável pelo site e logística. Em muitas plataformas de marketplace há diversas opções de envio e outras questões logísticas oferecidas pela própria plataforma. Em casos de problemas, a plataforma também realiza o intermédio entre cliente e vendedor, minimizando o tempo gasto com SAC, por exemplo.
  • Alcance: as plataformas de marketplace são um sucesso no Brasil. Boa parte da população brasileira já fez uma compra nessas plataformas e gostou da experiência. Isso significa que é vantajoso para as marcas anunciar neste espaço.

Há desvantagens?

Apesar do marketplace ser uma excelente opção para quem deseja vender online, especialmente no início das operações, há um custo. As taxas cobradas em cima do valor das vendas, por exemplo, é um detalhe que merece a atenção dos empreendedores. Vejas as desvantagens:

  • Taxas: por mais que seja possível economizar, é preciso que as marcas prestem atenção às taxas cobradas. Dessa forma, ao precificar o produto, é preciso considerar o valor cobrado pela plataforma. É por isso que marcas presentes em diversos canais provavelmente precificam o produto de acordo com cada plataforma.
  • Marketplace é uma plataforma “emprestada”: vender em marketplace é como morar de aluguel. Ou seja, você fica sujeito às diversas regras da plataforma. Dessa forma, a plataforma pode mudar suas políticas de venda quando bem entender, alterar taxas, política de entregas e outros detalhes. É preciso ter atenção.
  • Dificuldade em fidelizar clientes: vender APENAS em marketplaces pode dificultar a fidelização de clientes. Afinal, um cliente em um marketplace pesquisa pelo produto na plataforma de forma geral, raramente procurando em lojas específicas. Dessa forma, ele pode ter acesso ao seu concorrente com muito mais facilidade, do que se comprasse diretamente em seu site.

E-commerce

As vendas por e-commerce podem acontecer tanto pelo site próprio da marca, quanto por um app próprio. Essa maneira de vender online traz mais credibilidade para a marca, aumentando seu valor, além de não ter as desvantagens dos marketplaces, afinal, não é algo terceirizado.

O processo de vendas é bastante similar ao que acontece na loja física: você apresenta seu catálogo de produtos e o cliente realiza a compra. A diferença é que as transações ocorrem 100% pela internet, cabendo à marca disponibilizar a entrega em um determinado prazo. Conheça as vantagens.

Vantagens de ter um e-commerce

  • Valorização da marca: ter um site ou app próprio transparece profissionalismo e valoriza sua marca. Afinal, no marketplace os clientes estão mais interessados no produto em si e muitas vezes nem mesmo observam o nome do vendedor. No site, o cliente sabe que está comprando de uma determinada empresa.
  • Autonomia: diferente do marketplace, que é um plataforma com regras pré-definidas, a marca que possui seu e-commerce dita as regras do jogo. Ela escolhe o prazo de entregas, como serão feitas, além dos métodos de pagamento. Contudo, essas escolhas devem ser estratégicas, ponderando o que é vantajoso para a marca e o que o público deseja.
  • Mais acessível do que uma loja física: ainda que seja preciso investir para ter um e-commerce, os custos são bem mais acessíveis do que montar e manter um loja física. Afinal, é possível economizar com o aluguel e operar com equipe reduzida.

E as desvantagens?

De forma geral, há poucas desvantagens em relação ao e-commerce, que na verdade podemos definir como pontos de atenção antes de começar a operação. Por exemplo, ter mais autonomia significa que a empresa deverá se atentar à sua gestão para garantir o equilíbrio do estoque, integrar com a loja física (se houver), além de ter um SAC próprio.

A boa notícia é que por meio de um sistema de gestão completo é possível resolver todos esses problemas. O Gestor Loja é uma dessas soluções, no qual é possível integrar os diferentes canais de vendas, oferecer atendimento ao cliente, realizar a gestão de estoque e muito mais.

Conclusão

Tanto marketplace como e-commerce oferecem boas vantagens aos negócios. Tudo depende dos objetivos do seu negócio neste momento. Para os negócios que ainda não podem contar com um certo investimento, começar nas plataformas de marketplace pode ser uma boa solução para entender um pouco mais sobre as vendas online.

Já para os negócios que desejam posicionar sua marca e construir valor no nicho de atuação, um e-commerce exclusivo é a melhor opção. Vale lembrar que mesmo com custos, ainda é mais acessível abrir uma loja online do que uma loja física.

Além disso, muitos negócios não escolhem apenas uma ou outra opção. Com estratégias na precificação e um sistema que integre os canais de venda, é possível atuar em diferentes marketplaces ao mesmo tempo, ter seu próprio e-commerce e também sua loja física. Tudo isso em uma só tela!

Gostou dessa informação e acredita que essa é a melhor opção para você? Entre em contato com o Gestor Loja e conheça nossa solução.

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