Como cobrar um cliente inadimplente

12 de dezembro de 2022
0 Comentários

Uma das tarefas mais difíceis para qualquer empreendedor é cobrar um cliente inadimplente. Afinal, muitos desses clientes “somem” no momento de quitar a dívida. Portanto, o desafio nesse momento é receber o pagamento e ainda sim manter um bom relacionamento com o cliente. Então, como cobrar um cliente inadimplente da forma correta?

Vale lembrar que neste momento o empreendedor deve ser firme, mas ainda sim ter um certo tato para que o relacionamento entre as duas partes não seja prejudicado. Portanto, continue a leitura e descubra maneiras eficientes de cobrar um cliente que deve para você.

Como cobrar um cliente inadimplente de forma correta?

Cobrar uma dívida requer paciência, respeito, empatia, mas sobretudo, capacidade de negociação. Afinal, se o cliente não pagou por algo que deve à sua empresa, ele provavelmente tem os seus motivos ou, infelizmente, apenas não está interessado em pagar essa conta.

Por esse motivo, além de manter a compostura durante a conversa, é preciso apresentar vantagens para o cliente. Dessa forma, o acordo deve beneficiar tanto o seu caixa, que está com um pagamento pendente, quanto o próprio cliente. Assim, o objetivo deve ser apresentar um acordo benéfico para as duas partes.

Então, sempre que possível, negocie o pagamento da dívida com o cliente. Ofereça descontos, caso ele faça o pagamento integral de uma vez ou então, ofereça novos prazos para o pagamento e parcelamento. Dessa forma, cliente e empresa entram em um acordo.

7 dicas de como cobrar um cliente inadimplente

Cobrar clientes inadimplentes é desafiador, mas é possível tornar esse momento mais amigável e sutil. Uma boa negociação de dívidas, além de cumprir o propósito de reaver o valor, também pode agregar uma experiência positiva ao cliente. Por isso, veja essas 7 dicas de como cobrar um cliente inadimplente.

1. Cobre seu cliente de forma assertiva

Um dos maiores desafios para qualquer empreendedor é precisar cobrar seu cliente que não pagou por um produto ou serviço. Contudo, é preciso lembrar que a cobrança é a única forma de ter o pagamento efetivado. Nesse momento, lembre-se que é seu direito receber esse valor, já que o cliente comprou algo e ficou em dívida com você.

Além disso, quanto mais esse pagamento demorar para ser feito, maior será o prejuízo para o seu caixa. Então, não deixe para depois. Apesar de ser uma tarefa desafiadora, a realidade é que o cliente inadimplente provavelmente não se lembrará de pagar se você não cobrá-lo.

Em muitos casos, há uma surpresa positiva nesse momento. O cliente pode se sentir constrangido por ter uma dívida e te pagar imediatamente. Portanto, não deixe de cobrar algo que é seu direito!

2. Realize o contato de forma impessoal

Ninguém planeja se endividar, afinal, imprevistos podem acontecer com qualquer pessoa e, às vezes, o cliente apenas se esqueceu de realizar o pagamento. Portanto, a inadimplência do cliente jamais deve ser levada para o lado pessoal.

Portanto, o contato deve sempre ser impessoal. Em um primeiro momento, comunique sobre a dívida em aberto e lembre que o prazo para o pagamento expirou. Esteja disposto a ouvir o que aconteceu para esse pagamento atrasar, pois em muitos casos o cliente não tinha essa intenção.

Jamais demonstre raiva ou faça cobranças excessivas. Vale lembrar que além de ser uma situação que prejudica o relacionamento com esse cliente, o Código de Defesa ao Consumidor proíbe cobranças vexatórias. Portanto, entre em contato apenas em horário comercial, não faça ameaças e nem cobranças excessivas.

3. Demonstre empatia e respeito pela situação

Como dissemos acima, imprevistos podem acontecer com qualquer pessoa. É óbvio que existem clientes mal intencionados, mas na maioria dos casos, a dívida também é uma situação desafiadora para o cliente.

Portanto, conduza a conversa com empatia e respeito pela situação. Esteja aberto a ouvir o que seu cliente tem a dizer e busque compreender os motivos que levaram à inadimplência. Se não for o melhor momento para conversar, marque outro dia e horário para que vocês negociem o valor em aberto.

4. Faça a cobrança de forma sutil

Uma das melhores formas de cobrar e manter a cordialidade é por meio de lembretes sutis sobre a cobrança. Dessa forma, enviar e-mails, SMS ou deixar um recado em apps de mensagens garante que o cliente não vai se esquecer da dívida e do prazo combinado para o pagamento.

Assim, o cliente também tem um canal para comunicar suas razões para o atraso e pode escolher um momento oportuno para responder.

5. Ofereça soluções para o problema

Muito além de cobrar, esteja pronto para oferecer uma solução. Neste caso, o cliente não conseguiu honrar um acordo entre você e ele, portanto, a empresa deve estar pronta para propor um novo jeito de quitar a dívida.

Lembre-se, por mais que seja necessário ceder neste momento, é melhor do que não receber nada. Então, ofereça desconto nos juros, indique um novo prazo ou então, uma maneira do cliente parcelar a sua dívida, tornando o processo mais acessível e fácil de pagar para ele.

6. Evite as ligações telefônicas

Existem diversas maneiras de entrar em contato com o cliente inadimplente, como já falamos anteriormente. Seja por e-mail, SMS ou apps de mensagem, que são excelentes canais para realizar a cobrança de forma mais sutil.

Já as ligações telefônicas devem ser evitadas, especialmente porque quase nunca são atendidas. Além disso, esse contato reforça uma experiência negativa com a sua marca, afinal, ninguém gosta de ser importunado com uma série de ligações no decorrer do dia.

Fazer ligações pode levar o cliente a bloquear o seu número, além do consumidor poder trocar de número e você não conseguir mais encontrá-lo. Portanto, evite este método.

7. Cobre seu cliente de formas diferentes

Embora existam diferentes meios para entrar em contato com o cliente inadimplente, a abordagem deve ser diferente em cada um deles. Portanto, use SMS e apps de mensagem para lembretes curtos e breves, como por exemplo, para comunicar que o prazo vence nos próximos dias.

Já o e-mail, um meio de comunicação mais formal, pode ser utilizado para as tentativas de negociação. Portanto, para cada meio de comunicação e momento da cobrança, trace estratégias diferentes.

Essas foram nossas 7 dicas de como cobrar um cliente inadimplente. Gostou? Acesse nosso blog e confira mais artigos sobre gestão de negócios!

Compartilhe com os amigos