Como prospectar clientes para sua loja

16 de janeiro de 2023
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Prospectar os clientes certos é fundamental para manter as vendas equilibradas. Mas, afinal, você sabe como prospectar clientes corretamente?

Nesse processo, mais vale investir na qualidade do que em quantidade, afinal, se você prospecta corretamente, maiores são as chances de vender. Portanto, de nada adianta ter muitos contatos, se as chances de fechamento são baixas.

Nesse post, você vai entender o que significa prospectar clientes, além de conferir algumas estratégias para fazer esse processo corretamente.

Boa leitura!

O que significa prospectar clientes?

Prospectar clientes é um processo no qual a sua loja deve definir o perfil de cliente ideal e, depois, buscar possíveis clientes adequados de acordo com essa definição.

Em seguida, o próximo passo é contatar esses clientes. O contato pode acontecer por diferentes tipos de mídia, como telefone, e-mail, redes sociais, apps de mensagem ou até mesmo em visitas presenciais. O objeto desse contato é apresentar a sua loja, o que ela vende, mostrar as vantagens pensando neste público e, ao longo da jornada, buscar converter em vendas.

Como prospectar cliente para sua loja: 5 passos fundamentais

Agora que você já entendeu o que é prospectar clientes, podemos passar para as estratégias. A seguir, entenda como conhecer o seu mercado, seus produtos e os seus clientes é fundamental para o sucesso do processo.

1. Conheça bem seus produtos e sua loja

A emoção ao falar sobre os próprios produtos ou sobre a história da sua loja é um fator crucial para o sucesso durante a prospecção. Afinal, nenhum cliente em potencial vai se encantar pelos seus produtos se a apresentação dos mesmos é repleta de frases feitas e decoradas.

Por isso, por mais que você e sua equipe já conheçam os produtos, vale sempre estudá-los com cautela, observando quais detalhes não podem faltar na apresentação e o mais importante: sem entrar no automático!

Outro fator importante é entender como os seus produtos e a história da sua loja podem ser mais relevantes de acordo com o contexto atual e com o perfil de cliente que deseja atingir. Portanto, foque em fazer conexões entre a sua loja, seus produtos e os clientes que deseja prospectar.

2. Estude seu mercado

Além de focar nas características do seu produto, também é importante estar por dentro das principais tendências do mercado em que você atua. Afinal, os movimentos do mercado são relevantes para entender quais produtos são mais adequados nesse momento, considerando as principais tendências de vendas.

Especialmente em momentos de crise, é fundamental observar como seus produtos se encaixam nas mudanças que naturalmente ocorrem no mercado.

Um bom exemplo é pensarmos em uma marca de roupas que produz peças tanto com tecidos sintéticos, como com tecidos naturais. Vamos supor que as peças com tecido natural passam a ter mais procura, visto que esse debate é um importante assunto na sociedade, que tem buscado diminuir os impactos ambientais.

Assim, essa loja poderia direcionar seus esforços para as peças elaboradas com tecido natural. Esse é um detalhe que faz diferença na hora de prospectar os clientes que possuem essa preocupação, já que é uma informação relevante para quem busca fazer suas compras com mais consciência.

3. Trace o perfil do seu cliente ideal

Tudo o que foi dito até aqui deve sempre ser adequado para o seu cliente ideal. Mas, afinal, como traçar esse perfil?

O perfil de cliente ideal é traçado por meio de um conjunto de características compartilhadas pelos seus clientes. Assim, vale coletar informações como: localização geográfica, idade, poder aquisitivo, gênero, seus interesses gerais, seus ideais, gostos e outras informações relevantes de acordo com o seu negócio.

Para traçar esse perfil, você pode conferir no seu sistema de gestão alguns dados. É possível saber em qual região do país há mais pedidos, qual a faixa etária do seu público, qual gênero compra mais com você, qual o ticket médio das vendas, entre outras informações relevantes. O Gestor Loja, por exemplo, é uma plataforma que permite ter acesso a esses dados.

Com isso, também é possível subdividir seus clientes em alguns grupos, como por exemplo, clientes mais rentáveis e menos rentáveis. Assim, é possível priorizar os clientes que gastam mais no momento da prospecção, com base em perfis semelhantes.

4. Como encontrar novos clientes?

Chegando até aqui com as informações de público ideal, conhecimentos sobre o mercado e sobre o seu produto, é hora de realmente prospectar. Para isso, há uma série de formas de prospectar. Conheça as principais:

  • Peça indicações de novos clientes com quem já é seu cliente;
  • Faça marketing de conteúdo nas redes sociais e direcione os clientes para o preenchimento de formulários de contato;
  • Procure o contato de clientes antigos e orçamentos em aberto na sua base de dados. Muitas vezes, é possível retomar as negociações e fazer novas vendas;
  • Frequente eventos que dialoguem com o propósito da sua marca. Assim, é possível encontrar uma série de novos clientes nesses espaços;
  • Mantenha contato com seus fornecedores e outras pessoas influentes. Muitos deles possuem contato com possíveis clientes para a sua loja.

5. Tenha metas ao prospectar

Por fim, planeje suas ações de prospecção, com metas definidas, além de datas para o início e fim do processo. No perfil de cliente ideal, vimos que é possível priorizar os clientes mais rentáveis, ou seja, aqueles que compram com mais frequência ou fazer compras de valores mais altos. Neste caso, é um bom início, já que é possível contatar esses clientes primeiro.

Como prospectar clientes pela internet?

Hoje, prospectar pela internet é a principal maneira de alcançar novos clientes. Por isso, selecionamos algumas dicas simples e fáceis de aplicar para prospectar pela internet:

  • Produza conteúdo de qualidade e atrativo, que incentive seus clientes a preencherem o formulário;
  • Invista em anúncios pagos nas redes sociais ou Google Ads;
  • Faça parceria com outras empresas ou com influenciadores digitais;
  • Planeje ações em datas especiais e que dialoguem com o seu nicho;
  • Mantenha seus perfis nas redes sociais atualizados, com informações relevantes, boas imagens e feedbacks.

Enfim, há muitas maneiras e estratégias para prospectar clientes pela internet. E há soluções que podem te ajudar a conhecer o seu perfil de cliente ideal, que é um detalhe fundamental para a prospecção.

O Gestor Loja é uma solução completa para lojas físicas e online, incluindo a integração dos dois formatos. Com o software, você pode ter acesso aos dados dos seus clientes e vendas. Assim, é possível saber seu perfil de cliente ideal, além de subdividir os grupos de clientes em outras categorias.

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